Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CICLO DE CONVERSAS AMPLAS - TERCEIRA CONFERÊNCIA

 NATAL DE CRISTO – UMA CELEBRAÇÃO, UMA DATA, UMA NOVA IDADE
“A sabedoria faz-se encontrar aos que a procuram” 

A terceira conferência do ciclo de conversas amplas ocorreu no edifício mãe da Academia de Música de Vilar do Paraíso. Edifício carregado de história e de histórias, onde começou o Seminário da Boa-Nova.
O orador, com um currículo académico extenso, foi o Pe. Aires A. Nascimento, também professor universitário, jubilado.
Após um pequeno momento introdutório, de grande sentido de humor, deu início à sua narração sobre o sentido do Natal.
De muito conteúdo, que não seria possível, nem adequado inserir aqui, nem mesmo necessário, por constar de livro já levado a público, retemos para este espaço que se pretende de relação com todos, mas especialmente com os catequistas, algumas ideias chave que ali foram transmitidas.
Natal é um mistério, ocorrido por iniciativa de Deus. É um dom da Graça (e é de graça, no sentido da dádiva, da gratuitidade), não é uma conquista.
A data do Natal não será uma ficção. Não é uma narrativa fictícia nem uma criação teológica. É uma narrativa factual e histórica.
Natal não é, pois quando o homem quiser…
O estudo aturado da história da antiguidade, nomeadamente de um professor universitário hebraico, acerca de 5 anos atrás, relacionando a anunciação do anjo a Zacarias, o nascimento de João Baptista, a anunciação do anjo a Maria e o nascimento de Jesus, e bem ainda relacionando a classe de sacerdotes a que pertencia Zacarias e o calendário litúrgico segundo a tradição da prestação de serviço pelos sacerdotes, de acordo com a classe a que pertenciam de entre as 24 existentes, consegue demonstrar, nas palavras do eminente orador, que o Natal ocorreu mesmo na data em que o celebramos.
Tudo isto porque queremos entender como Deus entrou no tempo e na vida dos homens. Lucas é o evangelista mais sensível a este pormenor do tempo.  Mas Deus está fora do tempo.
Esta 3.ª conferência terminou melodiosamente, com o canto do coro dos pais, da Academia de Música de Vilar do Paraíso (mais propriamente, coro das mães, pois apenas um pai integrava o coro!).
 Texto: Conceição Rocha

Sem comentários: