Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 23 de maio de 2013

RECITAÇÃO DO TERÇO DO ROSÁRIO

"O Rosário da Virgem Maria (Rosarium Virginis Mariae), que ao sopro do Espírito de Deus se foi formando gradualmente no segundo Milénio, é oração amada por numerosos Santos e estimulada pelo Magistério. Na sua simplicidade e profundidade, permanece, mesmo no terceiro Milénio recém iniciado, uma oração de grande significado e destinada a produzir frutos de santidade. Ela enquadra-se perfeitamente no caminho espiritual de um cristianismo que, passados dois mil anos, nada perdeu do seu frescor original, e sente-se impulsionado pelo Espírito de Deus a « fazer-se ao largo » (duc in altum!) para reafirartamar, melhor « gritar » Cristo ao mundo como Senhor e Salvador, como « caminho, verdade e vida » (Jo 14, 6), como « o fim da história humana, o ponto para onde tendem os desejos da história e da civilização ».(1) 
Nele ecoa a oração de Maria, o seu perene Magnificat pela obra da Encarnação redentora iniciada no seu ventre virginal. Com ele, o povo cristão frequenta a escola de Maria, para deixar-se introduzir na contemplação da beleza do rosto de Cristo e na experiência da profundidade do seu amor. Mediante o Rosário, o crente alcança a graça em abundância, como se a recebesse das mesmas mãos da Mãe do Redentor. 
Com efeito, recitar o Rosário nada mais é senão contemplar com Maria o rosto de Cristo. ...O Rosário, quando descoberto no seu pleno significado, conduz ao âmago da vida cristã, oferecendo uma ordinária e fecunda oportunidade espiritual e pedagógica para a contemplação pessoal, a formação do Povo de Deus e a nova evangelização." Carta Apostólica Rosariu Virginis Marie - João Paulo II
O terço, pode então ser uma boa forma de fazer catequese, e ajudar-nos a entrar nos mistérios da redenção, pela oração, meditação e simbologia. Foi tentando transmitir esta ideia que no Domingo de Pentecostes, no terço com a catequese, na Capela de S. Caetano, usamos toda a simbologia do Espírito Santo. 
Apresentamos um terço em forma de coração,  feito com pequenos corações, que contêm uma mensagem - também já usados e distribuídos na Via-Sacra deste ano-. Em cada mistério acendemos uma vela, com a descrição dos Dons do Espírito Santo - dois nas três Avé-Marias finais-. No Centro, a Bíblia com a imagem de Nossa Senhora e os Apóstolos, reunidos no Cenáculo. À volta da Bíblia, doze pequenas velas acesas no inicio do terço simbolizando os frutos do Espírito Santo. No final do terço, distribuíram-se corações e cravos brancos por todos os participantes.

1 comentário:

Conceição disse...

Muito profunda a simbologia e esteticamente muito bem conseguido.
Só uma fé esclarecida e aprofundada, e os dons do Espírito de Deus, podem inspirar desta forma.Parabéns! Conceição