Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS

Nós, os cristãos, celebramos a 1 de Novembro o “Dia de Todos os Santos" e a 2 de Novembro o "Dia dos Fiéis defuntos."
A Festa de "Todos os Santos" é a festa de todos os baptizados, pois cada um é chamado por Deus à santidade. Constitui, portanto, um convite a experimentar a alegria daqueles que puseram Cristo no centro das suas vidas!
A 2 de Novembro, dia de oração pelos defuntos, é proposta uma prática que se iniciou com os primeiros cristãos: a ideia de convocar uma jornada especial de oração pelos falecidos, continuação de "Todos os Santos", que surgiu no século X.
Aproximando-se o final do Ano da Fé, e sendo confrontados por estes dias com a festa profana conhecida por "Halloween" (a qual tem, nos últimos anos, ofuscado a celebração do “Dia de Todos os Santos”), vamos manifestar publicamente a Fé que professamos em Jesus Cristo, não alinhando em festividades profanas que distorcem as celebrações cristãs. Vamos celebrar Jesus, Luz do Mundo!

Tradição das Crianças
A tradição diz que, em Portugal, no "Dia de Todos os Santos" as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos grupos para pedir o «Pão por Deus» de porta em porta.
Em tempos, as crianças, quando pediam o «Pão por Deus», recitavam versos e recebiam como oferenda pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocavam dentro dos seus sacos de pano. É costume em algumas regiões os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro. Em algumas povoações chama-se a este dia o "Dia dos Bolinhos."

Celestino Gomes

Sem comentários: