Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

FÁTIMA 2013: Peregrinação Paroquial

No passado dia 6 de Outubro realizou-se a Peregrinação Paroquial ao Santuário de Fátima, com uma grande participação das gentes de Vilar. Este ano contamos 8 autocarros e muitos carros ligeiros que se fizeram ao caminho, para pedirem a bênção e protecção da Mãe e do Filho.
A primeira visita matinal, pode ser por exemplo a lindíssima Basílica da Santíssima Trindade.
Em seguida, Peregrinos como tantos outros, ali em oração, a caminho do Santuário, participamos activamente nos momentos fortes desse dia em que se iniciou o novo Ano Pastoral.
Todos querem estar o mais perto possível do altar e com uma boa visão sobre o recinto. Por isso, a procura de um lugar é, neste momento, a principal preocupação.
 Aos poucos vão chegando muitas caras conhecidas que sem o saberem estão a ser fotografadas!
Duas amigas e catequistas, que este ano farão a sua missão em S. Martinho. Para a Céu e Otília, toda a protecção de Nossa Senhora, e de Jesus Cristo Nosso Senhor, para um bom desempenho na catequese
A Eucaristia é o encontro mais importante do dia, de grande emotividade e beleza, todos unidos em oração e comunhão com Maria e seu Filho Jesus Cristo.
Ver a bandeira da nossa Paróquia, esvoaçando ao vento no meio de tantos estandartes, não deixa de ser também motivo de orgulho e de emoção redobrada.
 
Nossa Senhora em procissão, vinda da Capelinha das Aparições, quase a chegar ao altar para se dar início à Celebração da Eucaristia.
Os paroquianos de Vilar do Paraíso estavam espalhados por todo o recinto e, com o imenso calor que neste dia se fez sentir, muitos acabaram por descer das escadarias e procurar um lugar onde houvesse sombra, para continuarem a acompanhar a Celebração.
A multidão que em Fátima vive um turbilhão de sentimentos na procissão do adeus, com cânticos e lenços brancos.  E as imagens correm mundo instantaneamente através das novas tecnologias.  
Há sempre lágrimas impossíveis de conter, mas que são um balsamo para alma e dão novo alento a um coração amargurado.
Mãe e filha, a caminho da Basílica da Santíssima Trindade, para se integrarem na procissão que seria feita até à Capelinha das Aparições, para ali se recitar o terço a Nossa Senhora.
O Rev. Padre Zé Manel, a dar as últimas orientações ao grupo que com ele e o Diácono Celestino, rezaram o terço com a grande multidão de peregrinos que nesse dia esteve presente.
 O Grupo Coral constituído por elementos de vários os grupos e que animou a celebração.
 Inicio da oração do terço
Com elementos de vários grupos:
 
Responsável pelo Património Religioso
 
Catequese
 
Jovens que se preparam para o Sacramento da Confirmação - Crisma -
 
 
 
Apostolado da Oração
 
 
 
Grupo de Casais
  
E, como não podia deixar de ser, três crianças que não se intimidaram e rezaram muito bem!
 
 
Oração do compromisso apostólico e pastoral para o Ano 2013/14
 
Final com a bênção dos objectos religiosos adquiridos.

Sem comentários: