terça-feira, 29 de outubro de 2013

REZAR EM FAMÍLIA

O Papa Francisco pediu que todos os católicos rezem em família e explicou como podem fazê-lo, de forma  bem simples.
Ele falava na homilia da missa de conclusão da Peregrinação das Famílias no Ano da fé, nesse domingo, na Praça de São Pedro.
Segundo o Papa, o modo de rezar é “com humildade, diante de Deus”. “Cada um com humildade se deixa olhar pelo Senhor e pede a sua bondade, que venha até nós”.
E como rezar em família, já que a oração parece uma coisa pessoal? “Além disso, nunca se encontra um momento oportuno, tranquilo, em família...”, comentou o Papa.
“Sim, isso é verdade, mas é também questão de humildade, de reconhecer que precisamos de Deus”. “E todas as famílias, todos nós precisamos de Deus: todos, todos!”
“Há necessidade da sua ajuda, da sua força, da sua bênção, da sua misericórdia, do seu perdão. E é preciso simplicidade: para rezar em família, é necessária simplicidade!”
O Papa afirmou que “rezar juntos o ‘Pai Nosso’, ao redor da mesa, não é algo extraordinário: é fácil”.
“E rezar juntos o Terço, em família, é muito belo; dá tanta força! E também rezar um pelo outro: o marido pela esposa; a esposa pelo marido; os dois pelos filhos; os filhos pelos pais, pelos avós... Rezar um pelo outro. Isto é rezar em família, e isto fortalece a família: a oração.”
Francisco pediu ainda que as famílias conservem a fé, mas sempre compartilhando-a com as outras famílias e a sociedade; e que também vivam alegres, sendo a alegria um sentimento que tem na base a presença de Deus na família, o seu amor acolhedor, misericordioso, cheio de respeito por todos.

Sem comentários: