Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

FAMÍLIA

ACTUAL, PERTINENTE E IMPORTANTE...
Casais que vivem juntos antes do casamento: As dúvidas de um pároco
...
Mesmo «entre os “próximos” – os regularmente praticantes, que fazem parte dos grupos ou associações católicas, as pessoas comprometidas como catequistas, animadores ou ao serviço da caridade – não faltam casais que escolhem a convivência pré-matrimonial».
...
A realidade dos casais que vivem em comum antes do casamento está também bem presente no relatório enviado pelos bispos alemães ao Vaticano, em resposta ao questionário do secretariado do Sínodo dos Bispos sobre a Família, que decorrerá em outubro.
Nos comentários das dioceses é «unanimemente constatado que a “convivência pré-matrimonial”» é quase «uma realidade pastoral capilar». A maioria dos casais que pedem o matrimónio religioso convivem há vários anos (as estimativas situam-se entre os 90 e os 100%).
«Creio que faltou da nossa parte, nestes anos, uma atenção à difusão do fenómeno, às suas motivações e, num sentido mais amplo, à evolução/involução de ser casal e fazer família no nosso tempo: matrimónios celebrados quase sempre após os 30 anos, diferidos por motivações psicológicas (a adolescência prolongada), mas também pela crescente precariedade laboral e dificuldades habitacionais», escreve o padre Cecconi.

Ler em

Sem comentários: