Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

domingo, 6 de abril de 2014

CATEQUESE - SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO

No sábado 29 de Março, as crianças do 4º., 5º.e 6º anos de catequese e catequistas, Na Capela de S. Martinho, fizeram o Sacramento da Reconciliação, preparando o coração para o grande dia da Páscoa!
As crianças nesta idade já sabem reconhecer que fazem coisas coisas erradas -pecados- que precisam de ser perdoados para que haja alegria no coração de cada um. A história de Zaqueu, é o ponto de partida para falar de pecado e perceber como Jesus é  misericordioso e perdoa todas as faltas. 
 Assim foi com Zaqueu, a quem Jesus trouxe uma nova vida, liberta da maldade e do pecado. Assim é com todos os que se arrependem.
E vem o momento de cada um fazer o seu exame de consciência pessoal, e trazer à memória tanta coisa que já se passou...
O sacerdote amigo, conversa, escuta, aconselha e, em nome de Deus, perdoa e abençoa. E, no final do Sacramento da Reconciliação, todos agradecem a Deus por este dom maravilhoso do perdão.
A MINHA ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO
Senhor Deus, dono do tempo e da eternidade,
Teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro. 
Ao acabar mais um dia, quero Te dizer obrigado 
por tudo aquilo que recebi de Ti. 
Obrigado pela vida e pelo amor, pelas flores, 
pelo ar e pelo sol, pela alegria e pela dor,
pelo que foi possível e pelo que não foi.
Ofereço-te tudo o que fiz, o trabalho que pude realizar,
as coisas que passaram pelas minhas mãos e o que com elas pude construir. 
Apresento-te as pessoas amigas, as novas amizades e os antigos amores.
Os que estão perto de mim e aqueles que pude ajudar, 
e com quem compartilhei a vida, o trabalho, a dor e a alegria.
Mas também, Senhor, hoje quero-Te pedir perdão. 
Perdão pelo tempo perdido, pelo dinheiro mal gasto, 
pela palavra inútil e o amor desperdiçado.
Perdão pelas obras vazias e pelo trabalho mal feito, 
perdão por viver sem entusiasmo.
Também pela oração que aos poucos fui adiando 
e que agora venho apresentar-Te, 
por todos meus olvidos, descuidos e silêncios, 
novamente te peço perdão.
Que os próximos dias sejam sempre abençoados.
Páro a minha vida diante do calendário e apresento-Te os meus dias, 
que somente Tu sabes se chegarei a vivê-los.
Hoje peço-Te para mim, os meus parentes e amigos, 
a paz e a alegria, a fortaleza e a prudência, a lucidez e a sabedoria.
Quero viver cada dia com optimismo e bondade, 
levando a toda a parte um coração cheio de compreensão e paz.
Fecha os meus ouvidos a toda falsidade 
e os meus lábios a palavras mentirosas, egoístas ou que magoem.
Abre sim, o meu ser a tudo o que é bom.
Que o meu espírito seja repleto somente de bênçãos 
para que as derrame por onde passar.
Senhor, aos meus amigos que lêem esta mensagem,
enche-os de Sabedoria, Paz e Amor.
E que nossa amizade dure para sempre em nossos corações.
Enche-me, também, de bondade e alegria 
para que todas as pessoas que eu encontrar no meu caminho
possam descobrir em mim um pouquinho de Ti.
Dá-nos sempre dias felizes, e ensina-nos a repartir felicidade.
Ámen.

Sem comentários: