Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sábado, 28 de junho de 2014

ENCERRAMENTO DA CATEQUESE - Todos no Coração de Maria, Refúgio e Caminho.

O plano de encerramento da catequese teve de ser alterado, devido à imensa chuva que copiosamente caiu durante toda a manhã, e ficaram por realizar os jogos, bem como o almoço partilhado. A celebração da Eucaristia foi feita na Capela de S. Caetano, com algumas alterações, mas ainda assim decorreu muito bem. 
A dinâmica do acolhimento, em que todos escreviam uma mensagem num símbolo à escolha - coração, estrela ou pomba - foi feita na entrada principal da Capela, sob a orientação de uma catequista e dos jovens do 9º ano.
Depois de escrita a mensagem, cada um colocava o símbolo no placard em frente do altar. No ofertório foram trazidos esses mesmo símbolos, mas agora em tamanho maior, para colocar junto de Nossa Senhora.
Senhor: Trazemos aqui o nosso coração, para o deixar moldar por Ti, à semelhança do coração maternal de Maria e de Jesus, um coração capaz de esperar, acolher e amar sem condição, aberto à plenitude do Teu mistério.
Senhor: És a Luz que guia e aponta o caminho. Maria é a estrela da manhã, que também nos indica a direção – “Fazei o que Ele vos disser”. Rainha do Céu, coroada de estrelas, ensina-nos a escutar o que Ele nos diz e a esperar com alegria. 
Senhor: Não nos deixes ociosos nestas férias, sentados à beira dos caminhos, sonolentos…. Mas faz-nos construtores da Paz, bem-aventurados pela mansidão e tolerância, tal como Maria, a Senhora do silêncio e da esperança, que a graça do Espírito Santo visitou!
Senhor: Aceita a nossa oração! Quem Vos reza em Vós confia, como Maria, a Senhora do Rosário!A mãe que, com certeza, ensinou seu filho a rezar e nos pede que rezemos também.
Os jovens do 10º ano fizeram várias coreografias, imprimindo a esta Celebração jovialidade e muita alegria!
Fica feito o convite para que no dia da Comunidade se apresentem a com estas dinâmicas, num espaço mais amplo, onde podem completar o trabalho que aqui não foi possível fazer.
Catequizandos, catequistas e pais. A Capela com muita gente, mas ainda cabia mais! 
Momento em que todos os anos foram chamados ao altar e, cada um com o seu porta-voz, fez um pequeno resumo do seu ano.
Mais pequenos e mais velhos agradeceram a Maria e a Jesus, esta vivência e caminho que se só é possível em catequese. 
Música, canto e gestos... como os mais pequenos gostam, para que a missa não seja "uma seca"!
E todos participaram na alegria da festa!
Os parabéns, para a linda menina que festejava o seu aniversário!
A finalizar, os símbolos colocados no placard foram retirados, e todos levaram um com a indicação que deve ser guardado até ao início do próximo ano de catequese. 
BOAS FÉRIAS!

Sem comentários: