Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

terça-feira, 7 de abril de 2015

VIA-SACRA COM A CATEQUESE

Recordamos que decorreu como é habitual, em sexta-feira santa, este ano a 3 de abril, no monte de S. Caetano. A Via-Sacra iniciou-se por volta das 15h00, a partir dos Ribeiras e pelo monte acima, os jovens do 8º ano e do 9º ano, com os seus catequistas. Contaram ainda com a colaboração do coro infanto-juvenil, e a presença de muitos pais e familiares dos jovens e crianças da catequese.
 
É sempre emotivo recordar os passos de Jesus e o seu sofrimento até ao monte Calvário. Cada encenação tem de ser feita com seriedade e realismo. E, mais uma vez. os jovens estiveram à altura!
Primeira Estação: Jesus é condenado à morte. Pelo Teu silêncio de humildade e de amor e pelo profundo sofrimento de Maria Tua Mãe, Senhor Jesus, tem piedade de nós!
"Então os soldados do governador, levando Jesus para o Pretório, reuniram toda a corte. Despiram-n'O e puseram-Lhe uma capa escarlate e, tecendo, uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e uma cana na mão direita; e depois, enquanto se ajoelhavam diante d'Ele, faziam troça, dizendo: "Salve, rei dos judeus!". E cuspindo n'Ele, tiraram-Lhe a cana e batiam-Lhe com ela na cabeça. Depois, despiram-Lhe a capa escarlate, vestiram-n'O com as suas vestes e levaram-n'O para 0 crucificar (Mt 27,27-31)."
Quarta Estação: Jesus encontra a sua mãe -"Simeão disse a Maria, sua mãe: "Eis que este menino vai ser motivo de queda e elevação de muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição, para que se revelem os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada trespassará a tua alma". Sua mãe conservava todas estas coisas em seu coração (Lc 2,34-35.51)." 
Quinta Estação: Jesus é ajudado por Simão de Cirene - Jesus, Deus Forte, que Te fizeste fraco a ponto de recorrer à ajuda do homem, tem piedade de nós!
 Nona Estação: Jesus cai pela terceira vez - "Vinde a Mim, vós todos que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração (Mt 11,28-29)."
 Décima Primeira Estação: Jesus é pregado na cruz - "Depois de O crucificarem, fizeram um sorteio, repartindo entre si as suas vestes. E ficaram ali sentados a guardá-l'O. Acima da cabeça de Jesus puseram o motivo da sua condenação: "Este é Jesus, o Rei dos Judeus". Com Ele foram crucificados dois ladrões, um à direita, outro à esquerda. E os que passavam perto, injuriavam-n'O, meneando a cabeça e dizendo: "... Se Tu és o Filho de Deus, desce da cruz!".
Respondendo ao apelo feito Rev. Pe. Zé Manel, na Eucaristia de Ramos, todas as crianças e também pais levaram uma cruz, que erguiam em cada uma das estações. No final, cada um deixou a sua cruz num cesto preparado para o efeito. Mais tarde todas as cruzes foram colocadas junto do altar da Capela de S. Caetano, onde irão permanecer até ao Pentecostes.

Parabéns pela organização do 8º e colaboração do 9º ano, que nos permitiu recordar e vivenciar em oração, leituras bíblicas e a encenação de cada uma das estações, os passos de Jesus Cristo até ao Calvário.
Mais imagens em: http://1drv.ms/1ybMVIj

Sem comentários: