Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO

 Participação do 7º ano de catequese, 
Eucaristia da 9h30, na capela de São Caetano.
Manhã bonita, um pouco fria e húmida, mas que não foi obstáculo à presença dos adolescentes, pais e outros familiares que estiveram na celebração da Eucaristia. 
Em comunidade e com Maria, louvamos e agradecemos a Deus todas as maravilhas que também faz por nós.
Os adolescentes dinamizaram a celebração e, logo no início, o Rafael que também é acólito, trouxe na procissão para junto do altar a imagem de Nossa Senhora. 
A Helena e o Afonso proclamaram a Palavra de Deus, a Mariana e Matilde a Oração Universal, o Diogo e o Alexandre recolheram as ofertas da assembleia.
O Rev. Pe. Martins celebrou a Eucaristia, o Diácono Angélico proclamou o Evangelho e proferiu a Homilia. A acolitar a Marlene, a Gisela e o catequizando Rafael.
"O pão que comemos O pão que comemos e o vinho que bebemos é Jesus filho de Deus nascido da Virgem Maria!". Assim cantamos na comunhão. 
Em Acção de Graças, o Jorge trouxe flores que colocou junto de Nossa Senhora, e a Mariana veio com um cestinho de "prendas" que depositou em frente do altar. 
Momento emotivo, a lembrança da nossa querida Teresa que continua viva no nosso coração, neste dia homenageada pelo filho Guilherme, que com a ajuda do pai colocou uma rosa por sua mãe aos pés de Nossa Senhora, e outra por todas as mães ali presentes.
O cântico  "Nossa Senhora do Sim, maravilha Virgem Mãe, cuida Maria de mim, e que diga SIM também", foi o culminar deste momento que tocou e emocionou profundamente a assembleia.
As caixinhas "prenda" que continham mensagens de agradecimento aos pais, irmãos, avós, amigos... - feitas pelos catequizandos que quase desde o início da catequese - antes da bênção final foram distribuídas pelo Vicente aos amigos do 7º, e enquanto rezamos a Consagração a Nossa Senhora, cada um dos jovens foi oferecê-la à mãe/pai ou a outro familiar presente, com a indicação de que seja colocada junto do presépio, e mais mensagens sejam escritas para encher a caixa, e na noite ou dia de Natal, sejam então oferecidas e lidas em família.
Agradecer, é sentir que o amor de Deus está presente em nós, em cada família, no grupo de amigos, de trabalho… porque muitas vezes damos tudo como adquirido, e nem nos lembramos de agradecer o que cada um faz por nós…
Que neste Natal, como Maria, estejamos disponíveis para diz SIM! Nos lembremos de agradecer e chamar cada um pelo seu nome, porque também nós somos filhos amados do Pai, que conhece cada um pelo seu nome, e por amor nos deu Seu Filho Jesus Cristo Nosso Senhor.
Agradecimentos o coro que animou esta celebração, aos pais e outros familiares que levaram os jovens adolescentes, ao Miguel e André que distribuíram a Folha Dominical, à Marlene e à Gisela que acolitaram com o Rafael, ao Diácono Angélico, ao Rev. Pe. Martins pela palavra de incentivo, a todos os que participaram e ajudaram a viver melhor este dia da Imaculada Conceição.

Sem comentários: