Cristo Ressuscitado chama os seus discípulos à evangelização, dizendo-lhes: «Sereis minhas testemunhas» (Act,1,8). Eis a palavra-chave!
Tornamo-nos testemunhas de Cristo, quando, como nos discípulos do Evangelho, amadurece em nós o problema da salvação, o problema do chamamento para o Reino de Deus. Quando o acolhemos, dele nos apropriamos e nos identificamos com ele. Quando ele dá forma a toda a nossa vida e ao nosso modo de agir.
Jovens, rapazes e raparigas, filhos de Portugal dos nossos dias: Olhai para tantos que vos precederam no passado, também eles filhos desta Pátria. Filhos da sua cultura e da sua língua. Das suas provações e das suas vitórias.
Quantos deles responderam, com a doação total da vida ao apelo de Cristo! Da Rainha Santa Isabel a João de Deus, de António de Lisboa a João de Brito - para falar só de santos canonizados - por caminhos diferentes, todos eles se moveram na caridade de Deus, enamorados do ideal da verdade e do amor, movidos pelo Espírito de Cristo. E quem poderá dizer, perante o vosso entusiasmo e alegria, que os jovens portugueses de hoje são menos interessados, menos disponíveis e menos atentos a Cristo que os do passado? Sim, Cristo confia em vós! a Igreja confia em vós! O Papa confia em vós!
Acolhei, amados jovens, acolhei uma vez mais o chamamento de Cristo: Sede testemunhas d'Ele!
1982-Discursos do Papa João Paulo II em Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário