Aconteceu no sábado 13 de novembro, na Capela de São Caetano o primeiro encontro de formação e convívio de animadores da IAM.
Numa tarde de outono, de sol e céu azul em que alguma aragem fria já se fazia sentir, aquecemos a alma e o coração no acolhimento junto do Bom Jesus do Monte.
Oração e missão são indissociáveis e todos foram chamados a participar na pequena dinâmica que as cores e vela missionária sugeriam.
Acender uma pequena vela e, simbolicamente, fazer parte da chama que o Espírito Santo derrama sobre cada um como no aconteceu no dia de Pentecostes.
E, como sequência da dinâmica a Leitura proclamada só podia ser Atos dos Apóstolos, 2, 1-11 (...) "Viram então aparecer umas línguas, à maneia de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles".
Pequena reflexão sobre a chama recriada com as velas e a chama de Pentecostes. Pelo e com o Espírito Santo somos convocados e enviados em todas as idades, como as crianças e adolescentes da IAM e a colocar os dons a render na comunidade. "Falar outras línguas" surge da capacidade de, com amor, podermos chegar a todos aqueles que precisam de ajuda. Tal como as diferentes formas do Espírito (pomba, chama, vento...) também a nossa ação pode assumir diferentes formas e objetivos de ação.
Seguiu-se o encontro formativo que decorreu numa das salas da Capela, em que tivemos o grato prazer de contar com o Padre Pedro Miguel Vieira Barros e Teresa Daniela Jesus Neves Vieira do SDAM – Serviço Diocesano de Animação Missionária da Diocese de Aveiro.
A Diocese de Aveiro conta com grupos da IAM já há vários anos, pelo que foi de muito bom "beber" deste saber de experiência feito que a todos levou por uma "viagem" de conhecimento sobre as melhores formas de fazer esta missão em que o animador caminha na vida paróquia, se alimenta da Palavra e da Eucaristia, caminha com o grupo e procura que cada criança e adolescente se sintam como pertença dele.
Na "mala de viagem" deve ser levado só o que é mesmo importante e o modelo 1 é JESUS! Bíblia, porque o animador é transmissor do evangelho, não esquecendo que caminha com a Maria, primeira discípula, e se inspira na vida e ensinamentos dos padroeiros: Santa Teresinha do Menino Jesus, S. Francisco Xavier e os Pastorinhos de Fátima. Registamos neste encontro a presença da Celina do grupo "Estrelas Missionárias", https://estrelasmissionarias.wordpress.com/, Pinheiro da Bemposta que faz um trabalho extraordinário já há vários e tem dado testemunho em várias paróquias interessadas em formar grupos IM ou IAM.
O "caminho faz-se caminhando" e nele haverá sempre obstáculos que é preciso saber enfrentar. Na Diocese do Porto a implementação da IM (IAM) caminha muito devagar, mas que pela força dos dons do Espírito Santo derramados no coração de todos os que a querem dar conhecer ela seja, um dia, uma realidade.
Agradecimentos:
Padre Pedro Barros e Teresa Vieira do SDAM– Diocese de Aveiro.
Pe. Alípio Barbosa e Irmã Isabel do Secretariado Diocesano das Missões Porto.
Sem comentários:
Enviar um comentário