Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sábado, 29 de janeiro de 2022

D. JOSÉ ORNELAS É O NOVO BISPO DE LEIRIA-FÁTIMA

O Papa Francisco nomeou hoje D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), como bispo de Leiria-Fátima, sucedendo no cargo ao cardeal D. António Marto, que apresentou a sua renúncia.

O novo responsável, de 68 anos, estava à frente da Diocese de Setúbal desde 2015, ano em que foi ordenado bispo, depois de ter sido responsável mundial pela Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos).

A tomada de posse, na Catedral de Leiria, está marcada para 13 de março.

“Quero saudar D. António Marto, com quem fui aprendendo a fazer caminho de amizade e de serviço na Igreja, que muito estimo. Aprendemos a ser amigos, à sombra do Evangelho, e isso é sempre uma boa razão de viver na Igreja”, referiu D. José Ornelas, em declarações à Agência ECCLESIA.

“Tenho o gosto e o desafio de suceder-lhe nesta missão”, acrescentou.

O sexto bispo da Diocese de Leiria-Fátima desde a sua restauração, em 1918, deixou ainda uma palavra a D. Serafim Ferreira e Silva, bispo emérito, que liderou esta Igreja local entre 1993 e 2006.

Sem comentários: