
O Domingo de Ramos na Paixão do Senhor, 13 de abril de 2025, amanheceu nublado a ameaçar chuva, mas o céu conteve-se e deixou que o Sol viesse aquecer a manhã e a bênção dos ramos pudesse acontecer fora da capela seguindo-se a procissão, com as crianças em primeiro lugar erguendo palmas e ramos, passos carregados de simbolismo de Domingo de Ramos na Paixão do Senhor.
O 6º Ano de catequese dinamizou esta celebração e antes de a mesma começar preparou o ambão com dois ramos de palmeira e colocou no arco da capela uma CRUZ- símbolo também presente na sala de catequese onde tem sido refletido o Evangelho de cada Domingo da Quaresma e é escrito o versículo que mais tocou o grupo.
Para esta celebração optou-se pela CRUZ da dinâmica proposta pela Diocese do Porto - Peregrinos da Esperança, rumo à Páscoa – NO CAMINHO, EU CONFIO EM TI! - com os passos de cada semana "guiando-nos" ao encontro de Jesus neste Domingo e com Ele "Ancorar na cidade da Esperança."
A solenidade vivida pela escuta da Palavra os ramos de palmeira, oliveira e alecrim abençoados pelo celebrante deram a esta manhã a alegria da vida que renasce da verdade e do amor.

Longe estamos da multidão de crianças, jovens e adultos que outrora aqui se reuniam. Porém o espírito é o mesmo e importa louvar e agradecer a presença de quantos desejaram participar.
Entramos nas portas do "Templo" agitando os ramos e cantando: "Hosana, hei! Hosana, há! /Hosana, hei! Hosana, hei! Hosana, há! / Hosana, hei! Hosana, há! / Hosana, hei! Hosana, hei! Hosana, há!
A celebração deste domingo foi presidida pelo Pe. Pinho (SMBN), acompanhado pelo Diácono Celestino e Acólitos, e o 6° Ano de Catequese teve à sua responsabilidade das leituras I e II, Oração Universal, recolha das ofertas entrega de lembrança no pós-comunhão.
Proclamação do Evangelho neste Domingo nos moldes habituais dos anos anteriores desta vez com o Pe. Pinho, Diácono Celestino e Pedro Lima, escutado por todas as crianças em profundo silêncio e respeito.
Também a homília do Pe. Pinho foi escutada com atenção e dela destacamos a frase que ele fez questão de lembra várias vezes e pela sua importância, de facto, não devemos esquecer: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos."
Dois catequizandos fizeram a leitura da Oração Universal - Oração do Fiéis - em que rezamos por todos e neste dia de forma especial pelas meninas e meninos do 6º Ano de Catequese.
"Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre." Ámen.
No pós-comunhão alguns meninos e meninas fizeram a oferta de um pequeno marcador com um versículo do Evangelho de Lucas, enquanto era projetado um texto da autoria do Prof. Artur - organista e maestro do coro das 11h00 - com música em fundo tocada por ele. No final do texto a assembleia em pé e com a ajuda do coro cantou refrão da música que em fundo se escutou: "Bendito, bendito o que vem em nome do Senhor" e vinha de encontro ao sentido que tinha o pequeno marcador oferecido.
Que esta celebração tenha deixado sementes de bem e da verdade, que façam brotar nos corações pequenas flores de esperança e todos caminhemos em luminoso dia ao encontro de Cristo glorioso.
Obrigada a toda a catequese, pais, catequistas, ao coro e comunidade em geral pela participação e colaboração.
Sem comentários:
Enviar um comentário