Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sábado, 23 de julho de 2011

XVII DOMINGO Tempo Comum - Ano A

«Entendestes tudo isto?»

O Evangelho deste Domingo propõe-nos as 3 últimas parábolas do Reino – do tesouro, da pérola e da rede – que, juntamente com as 4 precedentes (do semeador, da zizânia, do grão de mostarda e do fermento) constituem a riqueza do Evangelho de S. Mateus. Ao todo são 7 parábolas que Jesus dirige em parte, sentado no barco, à multidão presente no Lago de Tiberíades, e outra parte aos seus discípulos.
Esta passagem evangélica apresenta-nos parte da pregação de Jesus. O Mestre quer explicar-nos através da comparação/ semelhança o que é o Reino dos Céus, quais as atitudes a adoptar. Mas, como já ouvimos tantas vezes, Jesus quer sobretudo dizer que o Seu reino, aquele a que Ele deu início com a Sua vinda à terra, com as suas palavras, com os seus gestos, com a sua Páscoa, já está presente na história humana.

Sem comentários: