Na capela de S. Caetano, pelas 9:30h do dia 20 de maio, o primeiro da semana deste ainda tempo da Páscoa, o 7.º ano celebrou as Bem-Aventuranças, iniciando o período de celebrações que culminam cada ano, antes da pausa para férias na atividade catequética.
Dar solenidade ao admirável Sermão da Montanha é uma bela forma de começar!
Numa celebração simples, os adolescentes e as catequistas vestiram t-shirts brancas, estampadas a preto e branco com um belíssimo desenho, especialmente concebido para esta celebração por um pai inspirado, formando um grupo destacado da restante assembleia. Grupo que também esteve representado simbolicamente no molho de vimes, que o acompanha desde o retiro do 6.º ano, agora decorados com criatividade por cada um dos adolescentes, simbolizando o renascimento e a alegria em cada etapa, numa promessa de esperança de continuarem juntos a crescer na fé, centrados em Jesus Cristo.
Esse mesmo Jesus, que sentado no alto da montanha, rodeado dos discípulos e em frente duma multidão ávida de encontrar a verdadeira felicidade, ensinava e tornava público o segredo para a descoberta dessa felicidade que dura, que traz o brilho ao olhar humano e não depende da mera ausência de dor ou de outras ausências!
Só Alguém verdadeiramente mandatado pode ousar falar a uma multidão, com autoridade, e afirmar tudo ao contrário do que o sistema aponta como modelo! Numa atitude serena e apaziguadora do sofrimento, mas simultaneamente não conformista ou quase subversiva e mesmo motivo de “escândalo”!
Esta é das peças valiosas da Herança de que toda a humanidade é herdeira!
E que esperança! E que alegria! E que emoção! E que apelo devem ter sentido quantos naquela multidão eram sofredores! E não seriam todos, no silêncio do seu coração? Continuamos a ser a multidão onde ecoa essa Palavra tão sublime e ao mesmo tempo tão enigmática!
Loucura ou Divindade? Loucura para uns, Divina para muitos! Tal como a Cruz! Jesus inverteu a lógica do mundo! Quando esperavam um rei a sério, com um exército poderoso, Ele deixa-se morrer na cruz! E só muito tempo depois os seus próprios amigos mais chegados percebem o seu verdadeiro poder e, afinal, do que é que Ele falava quando ainda estava entre eles.
Quando o poder, a riqueza, a arrogância, o domínio são os valores a que o mundo aspira para encontrar a felicidade, Ele diz que ser pobre em espírito, ser pacífico, ser justo, ser tolerante, chorar, sofrer com a injustiça, é o caminho para a felicidade!
Só a Sabedoria dada pelo Espírito Santo permite encontrar nos caminhos menos prováveis o tesouro que todos buscam.Ninguém nos disse que é fácil!
Mas Alguém disse que é possível! Comecemos a treinar! Recomecemos as vezes que forem necessárias! Sejamos Bem-Aventurados!
O grupo participou em vários momentos da eucaristia e cantou com a alegria de quem se sente feliz! De quem festeja! Foi emocionante ouvi-los cantar para Maria, a Bem-Aventurada, o cântico “Totus Tuus”!
Prometam meus caros jovens que vão continuar a cantar e a tocar assim! E que os flautistas não vão esquecer as flautas!
As violas da Catarina e da Gisela, duas das nossas jovens do 7.º ano, acrescentaram melodia à celebração e acompanharam o cântico final que nos falava de “um sorriso, um olhar, um abraço amigo”, que só um coração puro pode dar.
Façam o favor de serem felizes porque a vida é partilhar. A alegria está mais no dar do que no receber...
Sem comentários:
Enviar um comentário