Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

PEREGRINAR ATÉ AO SANTUÁRIO DE FÁTIMA

Que nossa Senhora acompanhe todos os peregrinos, entre os quais se conta o nosso Pároco, Rev. Pe. Zé Manel,  por estes dias também peregrino a caminho de Fátima. 
Peregrinação é: uma jornada realizada por um devoto de uma dada religião a um lugar considerado sagrado por essa mesma religião. 
O acto de peregrinar e as peregrinações ocorrem desde os tempos mais remotos, mesmo nos chamados tempos primitivos em que predominavam os costumes ou ritos pagãos. Para peregrinar há que ter em conta que não se trata apenas do acto de caminhar (no caso da peregrinação a pé), ou executar um trajecto com um determinado número de quilómetros; é reconhecido que peregrinar carece caminhar-se motivado "por" ou "para algo". A peregrinação tem, assim, um sentido e um valor acrescentado que é necessário descobrir em cada pessoa que a executa.
Peregrinar é: um convite de Deus, uma expressão de Fé, um acto de Louvor e intercessão, um momento de conversão (reconciliação com Deus e com os irmãos). É uma manifestação de alegria: “Que alegria quando me disseram, vamos para a Casa do Senhor!” (Sl 122,1)
O peregrino faz-se “Cireneu” dos companheiros de viagem; completa as maravilhas do Senhor; oferece a Deus todos os seus passos; reza com o seu coração; lembra-se dos pedidos de Nossa Senhora. Nas suas promessas o peregrino tem sempre em conta que Deus não quer mais do que cada um pode; e se achar mais seguro, consulta o seu médico.
Para uma boa Peregrinação: faça uma boa preparação espiritual e humana. 
Durante a viagem: Mantenha sempre o espírito de peregrino; respeite e dialogue com o responsável do seu grupo; reze o Terço e se possível o Rosário durante o dia; mesmo em andamento, faça a Via Sacra, num dia ou mais.
Esteja atento para não colaborar em conversas e atitudes menos dignas de quem caminha mas não peregrina.   
(FD 818)

Sem comentários: