Na primeira missa celebrada com a catequese foram acolhidas as crianças que começam o seu percurso catequético este ano. Sem dúvida aquelas que maiores expectativas colocam em tudo o que se irá passar ao longo do ano.
E neste acolhimento, com direito a aplausos de boas vindas por parte de toda a assembleia, teve especial relevo a entrega de uma estrela a cada uma delas.
Como durante este ano a nossa paróquia tem por referência a Dei Verbum - Palavra de Deus - foi dado realce à mesa da Palavra.
Quatro jovens do 10.º ano distribuíram pelas crianças do 1.º uma estrela. Com a estrela, que foi um dos símbolos usados na dinâmica da Eucaristia do encerramento do ano anterior, as crianças cheias de alegria participaram na aclamação do evangelho. Assim se fez a ponte entre o último e o primeiro ano de catequese.
Jovens do 10.º ano seguraram a bíblia ladeada por duas velas enquanto foi proclamado o Evangelho. De seguida as crianças do 1.º ano foram colocar a sua estrela junto da bíblia desenhando um caminho.
A Palavra de Deus rezada e meditada aponta-nos o caminho que leva ao Pai, através de Jesus. É um caminho iluminado…
E em ação de graças, cantando “esta luz pequenina vou deixá-la brilhar……” doze dos nossos jovens, colocaram 12 pequeninas velas sobre doze estrelas, simbolizando os 12 escolhidos para dar a conhecer ao mundo o projeto de Jesus, que estas crianças do 1.º ano irão conhecer também ao longo do seu itinerário de catequese, com o empenho e vivência dos seus catequistas e de toda a comunidade de que fazem parte.
No final foram entregues aos pequeninos a sua estrela, símbolo que lhes é sempre querido e lhes traz já associado de alguma forma o sinal do divino…tendo-lhes sido sugerido que a guardassem e a colocassem na árvore de Natal!
Foi uma celebração com muita Luz que acolheu bem os mais pequeninos da catequese!
Uma celebração simples, com o esforço de todos no sentido de tornar cada vez melhor a missa com a catequese, procurando verdadeiramente dar a Deus o que lhe pertence, como nos indica o Evangelho na frase de Jesus, talvez a mais conhecida de crentes e não crentes: “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”.
Catequistas do 10º ano, 18 de outubro de 2014
Sem comentários:
Enviar um comentário