Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sexta-feira, 13 de março de 2015

PAPA FRANCISCO: PONTIFICADO DO EXEMPLO

Um crente e um não crente numa conversa aberta sobre os dois anos do pontificado de Francisco. Um colóquio sem questões, feito de opiniões, de pontos de vista com referenciais diferentes sobre o percurso de cada pessoa,
incluindo ou não a experiência crente no quotidiano. Resultado: a afirmação consecutiva de pontos de encontro em torno de gestos e mensagens que o Papa argentino transmite para todo o mundo a partir do Vaticano. E a certeza de que este é o pontificado do exemplo.
Daniel Oliveira e José Tolentino Mendonça foram os atores de um diálogo sem guião. Partilharam pontos de vista, certezas e dúvidas que as surpresas do pontificado do Papa Bergoglio geram em cada dia. Em todas as pessoas.
Porque para todas, sejam crentes ou não, as propostas que faz derivam sempre do próprio exemplo.
O pontificado do Papa argentino não pode ser analisado a partir de relatórios externos ou com o olhar voltado para o Palácio Apostólico à espera de pronunciamentos ou sentenças que de lá possam sair após a devida ratificação. Desde a primeira hora, vemos Francisco a partir ao encontro de todas pessoas, a deixar o centro rumo a periferias, a preferir o caminho à poltrona, o abraço à norma, a acontecer permanentemente o magistério do exemplo.

Paulo Rocha
Ler na integra em http://agencia.ecclesia.pt/semanario/revista/#/page/1

Sem comentários: