Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

EUCARISTIA COM A CATEQUESE

Em tempo de Advento celebramos a Eucaristia com a Catequese no Domingo da Alegria, em que somos convidados a exultar de alegria porque o Senhor está perto. E no presépio que está junto do altar vemos que efetivamente o Menino não tardará!
Os adolescentes do 8º catecismo organizaram esta Eucaristia e, porque continuamos com a dinâmica das pegadas, na procissão de entrada os jovens trouxeram mais duas pegadas a caminho do presépio, em liberdade. 
A monição de entrada feita pelo catequista Gil dizia que: «A palavra “LIVRE”, indica-nos que este caminho só pode ser feito livres e libertos do que nos pesa, feitos pequeninos e humildes como o próprio Jesus que vai nascer. 
Fiquemos com a frase do Papá Francisco: “O rosto jovem e belo da Igreja, brilha quando é missionária, acolhedora, livre, fiel, pobre de meios e rica no amor”. Iniciemos a Eucaristia movidos pelo Amor de Deus.»
*"As leituras do 3º Domingo do Advento garantem-nos que Deus tem um projecto de salvação e de vida plena para propor aos homens e para os fazer passar das “trevas” à “luz”."
Por isso, nesta celebração, deu-se grande destaque à Palavra que já se encontrava no arco da capela, tendo sido depois levada pelos jovens em procissão e ladeada por duas velas. 
*"Na primeira leitura, um profeta pós-exílico apresenta-se aos habitantes de Jerusalém com uma “boa nova” de Deus. A missão deste “profeta”, ungido pelo Espírito, é anunciar um tempo novo, de vida plena e de felicidade sem fim, um tempo de salvação que Deus vai oferecer aos “pobres”. 
Porque estamos na proximidade do Natal, devemos deixar as crianças exprimir toda a alegria que têm no coração. Por isso, bem a proposito, duas meninas do Coro Anima cantaram o Salmo: "A minha Alma exulta no Senhor."
*"O Evangelho apresenta-nos João Baptista, a “voz” que prepara os homens para acolher Jesus, a “luz” do mundo. O objectivo de João não é centrar sobre si próprio o foco da atenção pública; ele está apenas interessado em levar os seus interlocutores a acolher e a “conhecer” Jesus, “aquele” que o Pai enviou com uma proposta de vida definitiva e de liberdade plena para os homens."
Oração Universal 
Pedimos pelo Papa Francisco, os bispos, presbíteros e diáconos e todos aqueles que anunciam o Evangelho, para tenham a fé e a coragem de João Baptista.
Pelos fiéis, os catecúmenos e todos os homens, busquem a luz de Deus que brilha em Cristo e redescubram a novidade do Natal
Pelos pobres, os doentes, os idosos, e aqueles que estão sozinhos e desanimados encontrem quem os ajude e reanime. 
Ofertório
Trazemos Senhor, ao Teu altar, o pão e o vinho que depois de consagrado pelas mãos do sacerdote se tornam banquete espiritual e que será distribuído a cada um de nós, filhos batizados.
Trazemos Senhor, ao Teu altar, o catecismo do 8º ano e a Bíblia Sagrada, instrumentos do nosso trabalho, interiorização da Palavra de Deus para a Vida, compromisso no agir e no fazer como verdadeiros cristãos. 
Recebe Senhor, as ofertas do trabalho do homem que generosamente ofertaram para manter digno o espaço de Deus.
Cantamos: "Vede Senhor, quanta gente, Nunca ouviu falar de voz, Quanta gente não sabe 
Que deve amar alguém, Senhor aceitai-nos assim."
Em Ação de Graças os adolescentes e os seus catequistas rezaram a oração proposta pela dinâmica do Advento, para esta III Semana do Advento.
Em final do primeiro período de catequese, o Gil destacou alguns aspetos importantes, como a elaboração dos bonitos postais em que toda a catequese colaborou, que vão ser colocados nos cabazes de Natal e será certamente uma alegria para quem os receber.
Informou que a catequese recomeça no dia 6 de janeiro, e haverá também um concerto organizado pelos jovens, às 16h00, na Capela de S. Martinho, onde se espera que muitos possam estar presentes. 
Agradeceu também aos catequizandos, pais e catequistas desejando a todos um Feliz Natal e um Bom Ano Novo.
No final da celebração muitas mãos se uniram e deram a todos os catequizandos um "miminho doce" - um pequeno chocolate - para marcar este dia especial. 
Agradecimentos ao 8º ano pela colaboração

Sem comentários: