Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 8 de abril de 2021

ENCONTRO DE ANIMADORES DA IAM

No passado dia 17 de março, um pouco antes das 21h30, lentamente, várias janelas se foram abrindo neste novo tempo da comunicação, e mostraram os quiseram participar no Encontro de Animadores da IAM, enchendo o auditório que é o ecrã de cada computador, permitindo o acolhimento feito pelo Pe. Alípio e a Ana Isabel, e o conhecimento mútuo com a apresentação que cada um fez de si próprio, e que do “Antuã ao Ave e do mar ao Marão” representava a sua Paróquia, certamente com alguma curiosidade, mas acreditamos que também cativados por este carisma missionário e, quem sabe, com vontade de abraçar uma nova missão na igreja “que tem de ser missionária ou não é igreja”!

Após um momento de oração, e canto, deu-se a conhecer hino da IM, que é muito popular em Africa e no Brasil, seguindo-se a apresentação aos participantes, pela irmã Isabel, do lema da IM (Infância Missionária) "Crianças ajudam e evangelizam crianças", descrevendo a história, essência e missão que começou França, pelo ano 1843.
A IM tem como exemplo a vida de Jesus, e em Maria uma fiel testemunha e primeira missionária da ação evangelizadora: “Com Jesus e com Maria, missionários todo o dia”, e como padroeiros S. Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus, exemplos de formas diferentes de ser missionário e para quem o amor é a chave de toda a vocação.
Mais recentemente os santos Francisco e Jacinta - Pastorinhos de Fátima - foram também apresentados como modelos da Infância Missionária, dando ainda mais sentido ao lema: “das crianças do mundo, sempre amigos”.

Hoje, a IM, procura - sem que nenhum dos objetivos iniciais fique comprometido - ser mais abrangente, daí o nome IAM (Infância e Adolescência Missionária), que se está a procurar tornar mais conhecido, integrando os grupos com crianças, adolescentes e jovens, procurando também a colaboração das suas famílias, pela preciosa ajuda que podem dar neste caminho de missão e evangelização.

Os testemunhos dados pelas animadoras dos grupos já existentes: - Celina Machado; Estrelas Missionárias - Pinheiro da Bemposta, com 10 anos de existência. Ana Isabel; Sementes de Missão – São Martinho de Gândara - 3 anos de existência. Tânia Leitão; Sementes Missionárias – Vilar do Paraíso, 2 anos de existência, - foram elucidativos e deram a conhecer o trabalho, os projetos feitos outros em dificuldade de concretizar principalmente neste tempo de pandemia que vivemos.

Porém, a nota dominante que sobressaiu destes testemunhos - e deve inspirar outros animadores e grupos que se espera surjam - é a confiança e a esperança de seguir em frente, contornando cada obstáculo e não desanimando perante as adversidades.

Importa ainda realçar que a IAM não pretende substituir a catequese mas antes trabalhar com ela e complementá-la no crescimento da fé, na pratica da oração, da presença assídua na Eucaristia e inserindo as crianças e jovens nas atividades missionárias numa dimensão universal e de atenção aos que estão próximos numa experiência concreta de ações de “fazer acontecer” aqui e agora, vivendo o ideal missionário de partilha e fraternidade.
O atual Diretório para a Catequese, recentemente editado, fala-nos precisamente da catequese “em saída Missionária”(…) A missio ad gentes é o paradigma da ação pastoral da Igreja. E ainda a “mentalidade missionária (…) tendo por base este paradigma, a Igreja é hoje chamada a colocar-se em estado de missão permanente em todo o mundo e transformar as suas ações em perspetiva missionária. 

Eis o caminho que os grupos já existentes da IAM na Diocese do Porto e o Secretariado Diocesano das Missões estão prontos a percorrer e a ajudar implementar em todas as Paróquias que o desejem. 

Outros encontros serão agendados e anunciados, mas acreditamos que neste primeiro encontro se procuraram lançar sementes de esperança, alegria, coragem e hospitalidade, lembrando que todos os batizados são chamados a trabalhar na “messe”, a partilhar, em cada novo dia recomeçar… com a Palavra do Evangelho, a oração e a ação plasmada pelo Espírito Santo, tornando possível o crescimento da nova evangelização no amor a Jesus e ao próximo.

Sem comentários: