Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 19 de abril de 2021

RECONHECER E TESTEMUNHAR O CRISTO RESSUSCITADO

Não foi fácil para os discípulos aceitar a realidade do mistério da fé pascal, perceber a novidade da presença de Jesus Ressuscitado. É por isso que Ele Se serve de sinais para mostrar a sua identidade, nomeadamente dos sinais da paixão e do sinal da refeição partilhada. Os evangelistas colhem esses sinais e transmitem-nos, para que, através da leitura do Evangelho, todos os cristãos possam também fazer a mesma experiência dos discípulos com Jesus.

Lucas apresenta-nos uma aparição de Cristo ressuscitado no mesmo dia de Páscoa. Aparece, como é habitual, a transmitir serenidade e confiança: “A paz esteja convosco”. Não são também assim as nossas comuns experiências de encontrar o Senhor, na simplicidade da nossa oração e especialmente nos encontros com Cristo eucarístico? Jesus aparece não apenas para dar o conforto da sua presença, mas para nos enviar em missão. Cada um de nós tem de ser testemunha de Cristo ressuscitado, transmitindo a paz, amor e confiança. “Ser testemunhas da ressurreição” significa proclamar não apenas por palavras, mas por gestos concretos o nosso compromisso com a vida plena de todos. Palavras e documentos já temos muitos. Falta ação concreta e efetiva. Falta testemunho de vida. A Igreja não necessita de doutores e sim de testemunhas, dizia o Papa Paulo VI. Para anunciar Jesus Cristo Ressuscitado não se requerem qualidades especificas, mas uma fidelidade constante.

Estamos a iniciar a Semana de Oração pelas Vocações. Abramo-nos à graça de termos vocações de qualidade que transmitam, na Igreja e no mundo, a consolação de termos Cristo vivo no meio de nós.

Pe. Carlos Correia

Sem comentários: