Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sábado, 3 de abril de 2021

MENSAGEM PASCAL - 2021

Não tenhais medo!

Cristo Ressuscitou! (Mc 16,6)

Celebraremos a Páscoa este ano ainda a viver os desafios e lutas contra a pandemia do coronavírus. Privados das habituais manifestações externas de festa, mesmo assim, queremos celebrar a Páscoa com aquilo que é o mais intimo e essencial da ressurreição de Cristo. Como dizia Tomás HalíK, no seu livro “O Tempo das Igrejas vazias”: “o tempo  atual da pandemia privou-nos de muito e ainda nos privará de mais. Mas também nos dá muito, inclusive os exemplos inspiradores de heroísmo quotidiano e perseverança. Provavelmente, a sociedade será mais pobre do ponto de vista material, mas talvez seja mais madura, nós seremos mais maduros. Também a nossa fé será talvez mais madura, agora que passa por uma provação em que temos de deixar de lado muito para chegar ao essencial”. É das coisas simples da vida familiar que se constroem os desafios da sociedade e da Igreja. Uma Páscoa celebrada em contexto tão sofrido e contido, quiçá possa ser mais intensamente vivida. 

Precisamos entender que a Páscoa – mistério da morte e da ressurreição –  deve acontecer, primeiramente, dentro de cada um de nós. Ela significa a passagem da morte para a vida, da dor para o alivio, da tristeza para a alegria. É tempo de olhar para o nosso coração, valorizar o que temos e fortalecer a nossa fé e a nossa esperança em que dias melhores estão para vir.

Celebremos a Páscoa da ressurreição de Cristo na certeza de que Ele transforme profundamente a nossa vida e a vida das nossas famílias pelo poder com que venceu o pecado, o medo e a morte.

Uma Santa e Feliz Páscoa!

Pe. Carlos Correia
       Pároco

Sem comentários: