Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 1 de abril de 2021

QUINTA-FEIRA SANTA: A EUCARISTIA

Neste dia, importa descobrir o tesouro da Eucaristia, para a Igreja e para a família. “Com efeito, na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, a nossa Páscoa e o pão vivo que dá aos homens a vida mediante a sua carne vivificada e vivificadora pelo Espírito Santo” (Vaticano II, Presbiterorum Ordinis, n.º 5). 

Note-se que é em família que o povo de Deus começa por celebrar a sua Páscoa (cf. 1.ª leitura: Ex 12,1-8.11-14)! Segundo a tradição, cada família judaica, reunida à mesa, na festa da Páscoa, come o cordeiro assado, fazendo memória da libertação dos israelitas, da escravidão do Egito. É também em família, com os seus mais íntimos, reunidos no Cenáculo, que Jesus, consciente da sua morte iminente, Se oferece a Si mesmo pela nossa salvação (cf. 1 Cor 5, 7), como verdadeiro cordeiro pascal! 

À nova Aliança refere-Se Jesus explicitamente na Última Ceia: «Este cálice é a nova aliança no meu Sangue” (cf. 2.ª leitura do dia: 1 Cor 11,23-26). As palavras pronunciadas enlaçam com o gesto que Jesus está prestes a realizar: a sua morte aceite livremente pela redenção de muitos. Aqui se vê como Jesus Se assume como o Servo Sofredor (Is 53,10) e compreende a sua morte como um sacrifício expiatório. Assim tornar-Se-á Ele o mediador da nova Aliança. 

É para nós um sinal cheio de significado, que o Senhor Jesus queira ter instituído este grande sacramento da Eucaristia, por ocasião de um importante encontro familiar: a Ceia pascal! E, naquela ocasião, a sua família, a nova família gerada pelos vínculos da fé, foram os Doze. Dessa família, ainda em gérmen, reunida à volta da mesa sagrada do cordeiro pascal, nascerá a Igreja, essa grande e nova família, reunida e nutrida à volta da mesa da Eucaristia!

Todavia, não é só a Igreja que cresce como grande família, à volta da mesa da Eucaristia. É também a família de cada um de nós que cresce como verdadeiro Cenáculo de Oração, pequena igreja doméstica, sempre que participa na Eucaristia! Neste dia, podemos recordar que “Jesus bate à porta da família para partilhar com Ela a Ceia Eucarística” (AL 318). Neste dia, damo-nos conta de como a Última Ceia sela a nova Aliança. Também na Eucaristia, diz o Papa Francisco, “os esposos podem selar a sua Aliança pascal que os uniu e reflete a Aliança que Deus selou com a humanidade na Cruz” (AL 318). 

Em família, podemos:
• Colocar no cantinho da oração, junto da arca, o pão e o vinho.
• Realizar a Liturgia Familiar proposta e/ou adaptada.
• Fazer pão caseiro.
• Valorizar a bênção da mesa.
• Revisitar as fotos ou filmes da Festa da Eucaristia (Primeira Comunhão).

Sem comentários: