Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sexta-feira, 9 de julho de 2021

EUCARISTIA DE AGRADECIMENTO E HOMENAGEM

A 4 de julho, Domingo IV do Tempo do Comum, na Capela de S. Martinho, foi tempo de agradecer mais um ano pastoral que não obstante todas as vicissitudes provocadas pela pandemia, se conseguiu levar a bom termo com a perseverança dos catequistas.
Guiados na missão pelo Bom Pastor - que este ano nos acompanha também nesta bela imagem do altar-mor - nunca esmoreceram, mas mais se fortaleceram na fé, na esperança e no amor.
Neste domingo foram também homenageadas 8 catequistas com cerca de 25 anos de serviço catequético e/ou com um percurso dedicado à catequese de Vilar do Paraíso.
Cada catequista com as suas características e especificidades faz um trabalho meritório e, por isso, digno de reconhecimento.

E, se dúvidas houvesse sobre a responsabilidade de ser catequista, as palavras do Papa Francisco são elucidativas e aqui bem lembradas. 
Também o guia do formando do curso de Iniciação à catequese, SDEC Porto, diz: "O catequista é um cristão, chamado por Deus para este serviço. Exerce-o conforme o modelo de Jesus, o Mestre"
"O catequista é uma pessoa de fé. É aquele que, a partir dessa experiência de fé, se sente chamado por Deus a transmiti-la a outros; não escolhe ser catequista, mas responde a um convite de Deus."
E, como bem lembrou o Gil, podem não ser os melhores, mas são estes os que aqui. Foram chamados, ouviram e aceitaram o compromisso! Agradecemos a Deus por isso!
Também um dos cânticos que animou esta celebração nos lembrava como Deus a todos chama à missão: ”Eu estou à tua porta a bater/Se me abrires entrarei para ficar. /Eu preciso de ti para valer / Eu preciso de ti para enviar."
Reiteramos os agradecimentos aos homenageados pelos anos dedicados à missão, e a todos os catequistas que ano após ano põe a sua vocação, vida e testemunho de fé ao serviço da Igreja.“Felizes são os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam!”  Lucas 11,28 
Às catequistas homenageadas foi oferecida uma pequena pagela e o livro: O Peixe-dourado – história de São Pedro, pescador de homens. E, a história de Pedro, tão humano e pecador como nós é exemplo e inspiração para todos os catequistas.
A animação de cânticos desta Eucaristia esteve muito bem e ao cuidado do Coro das 11h00.

Sem comentários: