CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PARA A SUBSTITUIÇÃO DO TELHADO DO CENTRO PAROQUIAL. CONTRIBUA PARA ESTA CAUSA PEDINDO EM QUALQUER CENTRO DE CULTO OU NO CENTRO PAROQUIAL O ENVELOPE DISPONIBILIZADO PARA O EFEITO. PODE AINDA FAZER POR DONATIVO À PARÓQUIA DE SÃO PEDRO DE VILAR DO PARAÍSO. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). OBRIGADO!

segunda-feira, 15 de março de 2010

VISITA PASTORAL DE D. MANUEL CLEMENTE: BÊNÇÃO DOS ESPOSOS

Encontro de Oração, na Capela de S. Martinho, com mais de 150 casais, Sua Exa. Rev. D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, Rev. Pe. Zé Manel e Diácono Celestino.
"Juntos formamos Família", foi o cântico de entrada neste momento de oração, que é uma das faixas do CD "Se eu for Natal..." um projecto da paróquia já editado há alguns anos, lembrando o Rev. Pe. Zé Manel - " que está na hora de gravar outro ". Como recordação foi oferecido esse CD a D. Manuel Clemente.
Um dos casais da organização, revela os dados do inquérito que foi enviado enviado às famílias.
Depois de termos escutado o testemunho do casal mais velho que já conta com 69 anos de matrimónio, o casal mais jovem partilhou as suas expectativas e desejos de - "serem um do outro e ambos de Deus".

Foi dada a todos uma pequena pagela comemorativa desta data com a Oração da Bênção dos Esposos. 
 A mensagem de D. Manuel Clemente para todos os casais foi muito bonita e dela se transcrevem algumas passagens.
(...) Eu não imagino o que seria a nossa sociedade em termos de coesão ou de falta de coesão social, se não existissem as comunidades cristãs. Isto é ser Sal da terra; não deixar que as coisas se corrompam.(...) E mais, essas comunidades são constantemente suscitadas pela palavra do Evangelho e pelos sinais da presença de Cristo, nos Sacramentos. Porque a Palavra de Deus é sempre um apelo à verdade, à justiça e à Paz. Dentro das comunidades cristãs existe uma realidade muito importante e indispensável que são as famílias que nascem do Sacramento do Matrimónio que faz com que os esposos e os vários elementos dessa família vivam, não apenas do seu amor espontâneo, que aliás é uma realidade muito bonita, mas do próprio amor com Jesus nos ama. Essa é que é a graça específica do Sacramento do Matrimónio. As famílias cristãs são um contributo não só para que a comunidade cristã seja toda ela fator de coesão social mas para que a sociedade não se deteriora e estrague ainda mais. Os casais cristãos, que persistem e, aos quais também não é alheia certamente a graça de Deus, são um contributo imprescindível para reconstruir a nossa sociedade.(...) O mais importante em qualquer sociedade é investir na família como o primeiro dos bens. (...) A sociedade tem como base não indivíduos mas famílias, ninguém nasce de geração espontânea! (...) O Papa João Paulo II, quando um dia visitou uma paróquia de Roma, deixou esta definição magnifica: "uma paróquia é uma família de famílias". Pois bem, é este o vosso contributo, e, quando eu olho e apenas numa das quatrocentas e setenta e sete paróquias da Diocese do Porto, tantos casais, com histórias bonitas, mais para a frente ou a começar, quando eu adivinho outras tantas histórias, nos vossos rostos e na vossa presença aqui, nós podemos acreditar que há Sal da terra e há Luz do Mundo e essa, sois sobretudo vós! E, por isso, é que esta Bênção de Deus que eu vou dar a seguir é o reconhecimento da grande bênção que é o Sacramento do Matrimónio que vós já sois para a sociedade.

Sem comentários: