Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

terça-feira, 31 de maio de 2011

MARIA: QUE NOS LEVA AO ENCONTRO DA EUCARISTIA


A EUCARISTIA NA VIDA DA IGREJA  - Encíclica Ecclesia Eucharistia (João Paulo II), foi o tema escolhido pelo Pe. Francisco, para o encerramento do mês Mariano. (A Igreja vive da eucaristia) o Santo Padre João Paulo II reafirma, a partir da identificação da Eucaristia com "o próprio núcleo do mistério da Igreja" (E dE 1). Já, antes, o Concilio Vaticano II afirmara que o Sacrifício Eucarístico é "fonte e centro de toda vida cristã". A Eucaristia é o sacramento da comunhão e da unidade é a da Igreja e na Igreja.

A Eucaristia é antes de tudo o grande mistério da fé (cap. I da Encíclica), o dom por excelência de Jesus que se oferece a si mesmo pela nossa salvação. A Eucaristia é pão vivo que dá força e vigor cotidiano.
A Eucaristia edifica a Igreja. A incorporação a Cristo, realizada no Batismo, se consolida na Eucaristia.Podemos dizer: afirma o Santo Padre, que cada um de nós não somente recebemos Cristo, mas que também Cristo recebe a cada um de nós. A Eucaristia tem uma eficácia unificante.
Maria, mulher eucarística, a Mãe do Senhor, primeiro templo vivente de Jesus na História. Maria, a mulher do Magnificat, onde ela canta céus novos e terra nova, que na Eucaristia encontram a sua antecipação e o seu desígnio. Se o Magnificat exprime a espiritualidade eucarística de Maria, então a Eucaristia nos é dada para que a nossa vida seja toda um Magnificat.

Sem comentários: