Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. NIB 0018 0000 1016 3256 0017 5, IBAN 001800001016325600175 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado! Continuação de SANTAS FESTAS PASCAIS.

terça-feira, 31 de maio de 2011

MARIA: QUE NOS LEVA AO ENCONTRO DA EUCARISTIA


A EUCARISTIA NA VIDA DA IGREJA  - Encíclica Ecclesia Eucharistia (João Paulo II), foi o tema escolhido pelo Pe. Francisco, para o encerramento do mês Mariano. (A Igreja vive da eucaristia) o Santo Padre João Paulo II reafirma, a partir da identificação da Eucaristia com "o próprio núcleo do mistério da Igreja" (E dE 1). Já, antes, o Concilio Vaticano II afirmara que o Sacrifício Eucarístico é "fonte e centro de toda vida cristã". A Eucaristia é o sacramento da comunhão e da unidade é a da Igreja e na Igreja.

A Eucaristia é antes de tudo o grande mistério da fé (cap. I da Encíclica), o dom por excelência de Jesus que se oferece a si mesmo pela nossa salvação. A Eucaristia é pão vivo que dá força e vigor cotidiano.
A Eucaristia edifica a Igreja. A incorporação a Cristo, realizada no Batismo, se consolida na Eucaristia.Podemos dizer: afirma o Santo Padre, que cada um de nós não somente recebemos Cristo, mas que também Cristo recebe a cada um de nós. A Eucaristia tem uma eficácia unificante.
Maria, mulher eucarística, a Mãe do Senhor, primeiro templo vivente de Jesus na História. Maria, a mulher do Magnificat, onde ela canta céus novos e terra nova, que na Eucaristia encontram a sua antecipação e o seu desígnio. Se o Magnificat exprime a espiritualidade eucarística de Maria, então a Eucaristia nos é dada para que a nossa vida seja toda um Magnificat.

Sem comentários: