Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Encíclica «Laborem exercens» é marco fundamental da Doutrina social da Igreja, diz Bento XVI




Bento XVI afirmou este domingo que a encíclica sobre o trabalho “Laborem exercens”, escrita há 30 anos pelo seu antecessor, Papa João Paulo II, constitui um dos marcos fundamentais da Doutrina Social da Igreja.
O documento, assinado a 14 de setembro de 1981, tece considerações sobre “o conflito entre trabalho e capital”, reflete acerca dos direitos dos trabalhadores, apresenta elementos para uma “espiritualidade” no mundo laboral e salienta a importância da atividade profissional no crescimento humano individual e coletivo.
Na oração do Angelus proferida na residência pontifícia de Castel Gandolfo, próximo de Roma, Bento XVI acentuou também a importância da concórdia dentro das comunidades cristãs, tendo referido a “responsabilidade recíproca” dos fiéis na construção da fraternidade.

“Se o meu irmão comete uma falta contra mim, devo usar da caridade para com ele e, antes de tudo, falar-lhe pessoalmente, fazendo ver-lhe que o que ele disse ou fez não é bom”, explicou o Papa.
Cada crente, “ciente dos seus próprios limites e defeitos”, é chamado a realizar a “correção fraterna”: “Se algum irmão peca, não deixemos de o amar, convidando-o a voltar ao bom caminho”.

Sem comentários: