No sábado, 17 de Março, mais de 30 jovens
adolescentes do 7º e 8º anos de catequese viveram um dia diferente, no
Seminário da Boa Nova em Valadares.
A manhã "acordou" abençoada com chuva, e sem afectar o programa previsto, pois os adolescentes foram chegando bem-dispostos, e dando continuidade à alegria de estamos juntos, começamos o dia com uma oração na Igreja do Seminário.
Terminada a oração, seguiu-se um pequeno
um jogo para descontrair e permitir maior conhecimento e interacção entre todos
os participantes.
O jovem seminarista Diogo foi o convidado para “enfrentar” o grupo de adolescentes mas fê-lo da melhor forma, com o seu cativante sorriso e pondo todos à vontade.
O tema eleito pelo Diogo foi: ESCOLHAS e, bem a propósito, pois a vida de cada um é, e será cada vez mais, feita das mais diversas escolhas… e delas dependerá o futuro que cada um desejar construir.
Foi proposto, no decorrer do tema, que os adolescentes fossem partilhando algumas das ideias que o tema suscitava e as escrevessem num pequeno painel em forma de vela, que também pintaram.
Novamente na Igreja, preparamo-nos
para Sacramento da Reconciliação, antecedido de momentos de música, interiorização e oração, feitos pelos catequistas. O Rev. Pe. Zé
Manel proclamou o Evangelho de Mateus 21, 28-31 e,
com os adolescentes reflectiu sobre o mesmo. Depois do Sacramento da
Reconciliação, terminamos com uma oração e cantando.
O almoço, que já apetecia, foi também antecedido de uma oração conjunta. Depois desta, todos se sentaram e puderam "acalmar" a fome que já se fazia sentir.
Após o almoço, e como o sol continuava a
brindar-nos com os seus raios quentes, foi tempo para desfrutar do ar livre em
que todos conviveram brincando, jogando futebol, conversando ou passeando pelo
bonito espaço envolvente do Seminário.
A tarde iniciou-se com cânticos e trouxe-nos o testemunho de vida que o Diogo partilhou com emoção, alegria, tristeza e saudade… e deu aos adolescentes motivo para imensas perguntas e esclarecimento de dúvidas.
Pelas 17h00, os pais, sempre amigos e colaborantes já nos esperavam com um substancial lanche, que partilhamos e a todos reconfortou.
Terminado o lanche e com o bom tempo a ajudar, foi tempo de rumar à Capela de S. Martinho, para participar na Eucaristia.
Ponto alto, sem dúvida, o encerramento na Eucaristia das 19h00, no meio da comunidade, os adolescentes partilharam e deram testemunho da alegria vivida neste dia.
Como nota final podemos dizer que foi conseguido neste dia o objectivo de desmistificar a palavra “Retiro”, pois está subjacente a esta, um conceito errado de proibições que leva muitos catequizandos - quando chegam a esta altura - a inventarem mil desculpas para não participarem.
Foi bom ouvir e sentir a alegria dos adolescentes que
participaram, na certeza de que este é mais um passo firme e importante na
caminhada de fé de cada um deles, cimentada pela Palavra e iluminada pela Luz
que nunca se apaga.