Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

A LIBERDADE EM CRISTO, HOMEM LIVRE - D. Ximenes Belo

Recordamos hoje com algumas imagens, o privilégio que tivemos em escutar D. Ximenes Belo, na 4ª conversa do Ciclo de Conversas Amplas, que nos falou da liberdade religiosa, apresentada em vários documentos da Igreja a partir do Concílio Vaticano II, focando-se muito especialmente na DECLARAÇÃO DIGNITATIS HUMANAE. 
Foi um prazer escutar D. Ximenes Belo, cuja humildade e simplicidade e a serenidade que o seu rosto e atitude transmitem nos contagia. Contrastando com o seu currículo de vida e os prémios de reconhecimento com que já foi distinguido, para além do Nobel da Paz.

Bem-haja, D. Ximenes, pelo seu exemplo de vida e coragem em defesa da liberdade, não só do povo de Timor Leste, mas de todos os seres humanos. 
 
 
 
 
 
Todos os que estiveram na Capela de S. Martinho, certamente irão recordar para sempre, esta magnifica noite de partilha.
 
Guardemos no coração as palavras de D. Ximenes Belo das quais deixamos pequenos excertos para que nos sirvam de inspiração em cada dia.
 "Que ninguém seja obrigado a acreditar, mas que também ninguém seja impedido de não acreditar…""Devemos defender a religião morrendo, mas não matando…" 
"Ao longo dos séculos, os Papas foram falando sobre a liberdade religiosa… porque há direitos da pessoa humana que ninguém pode negar…" «Foi para a liberdade que Cristo nos libertou.» Gal 5, 1 
 
A verdadeira liberdade humana não consiste em fazer o que apetece mas o que é objectivamente honesto e bom.”     D. Ximenes Belo

Mais imagens em http://1drv.ms/1LrSt4A

Sem comentários: