Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

GRAÇA E LIBERDADE: CAMINHO DE APÓSTOLOS - D. João Lavrador

E esta foi a última conferência deste ano! Last but not least! 
O conferencista revelou-se o pastor no meio das ovelhas, lugar por que revela preferência. Um entre muitos. Sem dúvida que é seu talento estar entre o povo, numa comunicação descontraída, daí que a sua partilha com a audiência tenha ganho nova dinâmica no período de debate. 
Na dicotomia liberdade/ graça, umas vezes tem-se acentuado o sentido da graça divina em desfavor das obras ou da liberdade, outras vezes tem acontecido o inverso.
Uma e outra devem estar em harmonia o que nem sempre é tarefa fácil. O homem criado por Deus à sua imagem e semelhança, criado para a liberdade, necessita da graça. 
 
Há uma relação de convite/resposta. Aqui radica a Liberdade. A liberdade é falível, necessitamos da graça para exercer a Liberdade.
Na Carta aos Romanos, capítulo VII, S. Paula evidencia as contradições entre os limites colocados pelo pecado e o bem ou a graça. Também na Carta aos Gálatas estabelece a relação entre a graça divina e a liberdade. A graça e a liberdade implicam-se na relação filial com Deus.
O concílio vaticano II relaciona a liberdade com a consciência. Os cristãos estão unidos aos demais homens. Quanto mais as pessoas ou os grupos se conduzirem por uma reta consciência mais se tornam livres.
Nos desafios da modernidade os princípios da igualdade, liberdade e fraternidade, surgidos da revolução francesa, não são suficientes se não lhe acrescentarmos outros princípios como a verdade. A verdade sobre o homem.
A ideia da consciência do período pós-modernidade é a de que cada homem autodefine o que para si é o bem e o mal.
A liberdade é não só da ordem do FAZER, mas sobretudo da ordem do SER. É necessário o secularismo existente redescobrir-se na grandeza do SER.
O período aberto ao debate e às perguntas revelou-se uma excelente sessão de catequese. 
Continuemos abertos à graça divina para, em liberdade, continuarmos a enriquecer o nosso pouco saber. 
 
  
 
 

 
 
 
 
 
 
O Ciclo de Conversas Amplas, promovido pela Pastoral da Família, tem-se revelado, cada ano, uma boa oportunidade para o fazer. 

05022015                       Álbum de Imagens em http://1drv.ms/1KqMLwB
CR

Sem comentários: