Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

terça-feira, 24 de outubro de 2017

EUCARISTIA COM A CATEQUESE

No passado dia 7 de Outubro demos início à catequese, e no sábado, 21 de Outubro, tivemos a primeira Eucaristia especialmente dedicada às crianças e jovens da catequese, mas onde estiveram também muitos pais e outros familiares que encheram a Capela de S. Martinho.
Antes da celebração, o ensaio dos cânticos com o maestro do Coro Anima, para que todas as crianças participem da melhor forma, porque afinal "cantar é rezar duas vezes"!
 O 7º ano de catequese organizou, e o coro Anima com os cânticos escolhidos, que todos já cantam, animaram esta grande Festa!
O Rev. Pe. Jerónimo presidiu pela primeira a esta celebração, e foi com muita alegria que o recebemos.
Neste dia, o Evangelho de São Mateus falava-nos da cilada que os fariseus quiseram armar a Jesus, por causa do tributo a César… Mt 22, 15-21 
 É lícito ou não pagar tributo a César?». Jesus, conhecendo a sua malícia, respondeu: «Porque Me tentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do tributo». Eles apresentaram-Lhe um denário e Jesus perguntou: «De quem é esta imagem e esta inscrição?». Eles responderam: «De César». Disse-Lhes Jesus: «Então, dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus». 
Depois da Liturgia da Palavra a Liturgia Eucarística. Porém, "estas duas partes estão entre si tão estreitamente ligadas que constituem um único acto de culto. De facto, na Missa é posta a mesa, tanto da palavra de Deus como do Corpo de Cristo, mesa em que os fiéis recebem instrução e alimento". 
A celebração foi muito vivida e os cânticos ajudaram a essa vivência e participação. Na verdade convém recordar que:
“Não há nenhuma parte da liturgia que não possa ser celebrada e realizada pela expressão musical ou pelo menos com a presença dela.
"Sem expressão musical não pode acontecer verdadeira liturgia, pois esta contém elementos intrinsecamente musicais”[...].
"A celebração eucarística é um banquete pascal. Convém, por isso, que os fiéis, devidamente preparados, nela recebam, segundo o mandato do Senhor, o seu Corpo e Sangue como alimento espiritual. É esta a finalidade da fracção e dos outros ritos preparatórios, que dispõem os fiéis, de forma mais imediata, para a Comunhão (IGMR 80)."
Antes do final da Missa, o Pe. Jerónimo falou com as crianças e os pais, sobre a importância da catequese e como era bom todos estarem interessados e participarem, para aprenderem coisas sobre Jesus e a forma como Ele nos ama.
Bem a propósito para este Dia Mundial das Missões,  terminamos com o cântico:
"Sois a semente que há-de crescer, / sois a estrela que há-de brilhar.
Sois o fermento da terra e o sal, /luz nova no mundo a alastrar.
Vós sois o sol da manhã a nascer /sois a espiga que há-de crescer.
Vós sois no mundo denuncia do mal /profetas que vou enviar.

Sem comentários: