Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. NIB 0018 0000 1016 3256 0017 5, IBAN 001800001016325600175 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado! Continuação de SANTAS FESTAS PASCAIS.

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

PAPA APRESENTA RECEITA DOS TRÊS «P»: PALAVRA, PÃO E POBRES

O Papa Francisco criticou hoje o que apresentou como edições “revistas e atualizadas” da hipocrisia e do “legalismo” na Igreja Católica, apelando a uma maior atenção aos pobres e à Eucaristia.

“Assim se superam as edições revistas e atualizadas daquele mal antigo denunciado por Jesus: a hipocrisia, a vida dupla, o clericalismo que acompanha o legalismo, a distância das pessoas”, disse, na homilia da Missa conclusiva da sua viagem à cidade italiana de Bolonha, perante dezenas de milhares de pessoas que resistiram à chuva.

Francisco considerou que aos cristãos se colocam duas hipóteses, ser “pecadores em caminho”, que se arrependem e se levantam, ou pecadores “sentados”.

O Papa sublinhou que os líderes religiosos do tempo de Jesus eram “custódios inflexíveis das tradições humanas”, mas incapazes de “compreender que a vida segundo Deus se faz a caminho e exige a humildade de abrir-se, arrepender-se e recomeçar”.

“A vida cristã é um caminho humilde de uma consciência nunca rígida e sempre em relação com Deus, que sabe arrepender-se e confiar-se a Ele nas suas pobrezas”, acrescentou.

A intervenção propôs a criação de “novos caminhos”, em diálogo, inspirados nos três ‘P’: Palavra, Pão e Pobres.

“A Palavra, o Pão, os pobres: peçamos a graça de não esquecer nunca estes alimentos-base, que sustentam o nosso caminho”, declarou.

A visita iniciou-se na cidade de Cesena, com um apelo em favor da “boa política”, e prosseguiu com mensagens e gestos em favor dos desempregados, pobres e refugiados.

Simbolicamente, Francisco quis almoçar com um grupo de pobres, refugiados e presos na Basílica de São Petrónio, em Bolonha.

http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/internacional/igrejaitalia-papa-critica-edicoes-revistas-e-atualizadas-da-hipocrisia-religiosa-e-do-legalismo/ 

Sem comentários: