Os bispos portugueses receberam em Fátima os primeiros exemplares da edição nacional do ‘Diretório para a Catequese’, publicado este ano pela Santa Sé, com tradução da responsabilidade da Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).
A entrega aconteceu no final da 199ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que decorreu entre quarta e sexta-feira.
D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), órgão da CEP responsável pela Educação Cristã, considerou “uma boa notícia”.
“Esta é uma boa notícia porque neste momento estamos empenhados na renovação da catequese em si mesma, e na ação desta na ação pastoral na vida da Igreja”, referiu o responsável, citado pelo portal ‘Educris’, do SNEC.
O bispo de Aveiro destacou que, na catequese, “não acontece apenas o aprofundamento da fé, mas aí nasce a própria fé”.
“Temos hoje muitos catequizandos que devido à educação na família não têm tido uma educação cristã aprofundada, explícita, de encontro com Jesus Cristo e nele com o mistério de Deus”, desenvolveu.
D. António Moiteiro referiu que há “muitas crianças que participam na catequese por tradição ou costume” e que o ‘Diretório para a Catequese’ traz consigo a preocupação de inserir a catequese na pastoral da Igreja, de modo a que “se dê o encontro com Jesus Cristo” e os catequizandos possam “integrar-se na vida das comunidades cristãs”.
Sem comentários:
Enviar um comentário