Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

REUNIÃO DE CATEQUISTAS EM NOVO TEMPO

 
Zoom... é palavra que entrou nos nossos ouvidos e passou a ser som e imagem em encontro de olhos nos olhos, apesar da distância, e que permitiu a reunião de catequistas agendada para o dia 19 de novembro, em plataforma digital.

Encontro diferente e com emoções à flor da pele, por tudo o que estes tempos de pandemia têm trazido de novo, pelo desconhecido do amanhã, pela angústia que leva ao diálogo com Deus em "rede" aberta...  às perguntas sem resposta ... e à oração em modo de revolta…! 

No silêncio Ele "fala" e o coração escuta. A missão segue o ritmo certo, não pode ser apressada, e o catequista tem que estar pronto para o que der e vier. Vem, então o modo agradecer! O importante será sempre estar presente e dizer: “queira eu o que Deus quer”!

E, ainda que os nossos dias estejam imersos em dúvidas, importa continuar e escutar o poeta Rui Belo, no poema que serviu de introdução a este encontro: “que o medo não te tolha a mão / (…) Ergue a cabeça dignamente irmão / (…) No princípio de tudo o coração / (…) levanta-te do chão põe-te de pé / (…) Não temas porque tudo recomeça / Nada se perde por mais que aconteça… 

Assim é, de facto! As crianças, adolescentes, jovens, pais e catequistas, apesar de tudo, caminham juntos e firmes cada um na sua missão, não desistiram! Uma bênção! E aqui o agradecimento que se impõe pela esperança e alegria do Evangelho presente em cada um e em cada novo dia. 

Nada deixou de acontecer ainda que de forma diferente. A catequese continuou, as festas e celebrações em novo calendário têm sido realizadas, faltando apenas a Festa do Envio, no próximo dia 5 de dezembro, e o Sacramento da Confirmação (Crisma) a 19 de dezembro. 

A fé que a todos anima reaviva-se de outras formas, com criatividade dos catequistas, disponibilidade dos pais e ajuda preciosa das novas tecnologias, porque é importante continuar a levar notícias de Deus às crianças, aos adolescentes, aos jovens e às suas famílias, fazendo acontecer IGREJA em cada CASA! 

A formação do Say Yes, tendo no horizonte a Jornada Mundial da Juventude, está a decorrer muito bem.

O Novo Diretório de Catequese já se encontra à venda e é importante que os catequistas, logo que possível, dele tenham conhecimento.

A caminhada do Advento ao Batismo do Senhor, proposta pela nossa Diocese do Porto, tem o lema: “Todos irmãos, todos de casa”. O tema inspira-se no Plano Diocesano de Pastoral “Todos família, todos irmãos” e na recente encíclica do Papa Francisco “Fratelli tutti” (Todos irmãos), e estão disponíveis em

No términus do Ano Litúrgico, 28 de novembro, haverá Lausperene, não estando ainda definida a forma de celebração e participação, o mesmo acontecendo com a Ceia dos Catequistas a 19 de dezembro. 

Para a caminhada do Advento e respetiva dinâmica a fazer pela catequese, o secretariado dará em breve todas as indicações. 

A habitual campanha paroquial do Advento mantem-se com:  Quilo; Litro; Posta; Lata/Frasco...

Que a pandemia não feche o nosso coração ao sofrimento e necessidades de cada irmão, e a nossa solidariedade e partilha com todos seja de grande generosidade para que possamos encher, desde já, o cesto que se encontra na Capela de S. Martinho, os que em breve serão colocados na Igreja Paroquial e São Caetano, ou ainda fazer a entrega no Centro Paroquial. 

Esta semana toda a catequese continua ON-LINE. Para as semanas seguintes serão dadas indicações aos pais.

Com Maria, Estrela da nova evangelização, caminhemos ao encontro do Advento: a luz da esperança que brilha na nossa vida.

Sem comentários: