Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CONFERÊNCIA / REFLEXÃO "No Evento da Morte, o Advento da Vida"

A diocese do Porto no âmbito da dinâmica da Missão 2010, organizou concertos e conferências/debates dedicados à “Morte e Esperança Cristã, conjunto de iniciativas que visam a intensificação do anúncio da mensagem cristã. Na nossa paróquia, foi proferida pelo Dr. José Pedro Angélico, a conferência “No Evento da Morte, o Advento da vida”.

A apresentação do orador foi feita pelo Professor Pimenta, que referiu a satisfação e o orgulho de estarmos diante de um "filho" da terra. Em seguida, projectou-se um pequeno vídeo sobre a morte de um jovem cantor, sendo desta forma dado o “mote” para o início da Conferência quase em jeito de “provocação”… como disse o Rev. Padre Zé Manel.
Tema difícil, no qual, segundo as palavras do orador - “há o risco de se tornar demasiado académico... ou demasiado simples, se dele se falar levianamente”.Da densidade do tema, ficam pequenos excertos que importa reter, pois nos dão como que uma imagem literária, de uma realidade que a todos toca, e com a qual nem sempre lidamos da melhor forma.
“A morte é um nó existencial da vida"... o lugar da esperança na saudade rememorativa”. “Ausência de quem já esteve e já não está”...“A morte do outro é a tomada de consciência da nossa própria mortalidade”...“A morte dos outros avisa da nossa própria morte”.
Morte-Saudade-Memória-Intimidade-Relacionamento
“A morte da saudade anda de mãos dadas com a memória”... “A memória é a morada do homem sobre a terra”... "A saudade não é um fardo"...
Alimentar a Esperança
“A esperança só faz sentido para alentar o presente”... “A esperança cristã é uma relação, é alguém é uma pessoa… “ “A esperança cristã, fundamenta-se na morte de Jesus na cruz, dinâmica de comunhão e relação. Em Cristo, Deus comunga na totalidade da humanidade.

Foi depois aberto espaço ao diálogo, com colocação de dúvidas e interrogações por parte dos presentes. A terminar: do livro, morreste-me, editado pela pastoral da cultura do Porto, foi lido de forma sentida e emotiva o texto: O céu e as nuvens, história de muitas histórias.
Para quem não esteve presente nesta conferência, e deseja enriquecer a sua formação, tem ainda a possibilidade de ouvir o Dr. José Pedro Angélico, no sábado dia 27, na Vigararia de Espinho-Ovar.

Sem comentários: