O 6º ano de catequese organizou esta Eucaristia muito bem, e ainda cheia da maravilhosa simbologia do Natal.
O Presépio, este ano feito com cestos, mantinha-se na Capela e estavam lá também os Presépios feitos pelos grupos de catequese.
Até as crianças sentiram que se respirava em ambiente natalício, e alguns cânticos da celebração assim o confirmaram.
Depois, o Menino Jesus chegou na procissão de entrada, para alegria das crianças que mais de perto o puderam ver.
O Menino foi então colocado em cima do altar e reverenciado pelo celebrante, ficando assim completo este bonito cenário com que terminamos o ciclo de Natal.
Ao mesmo tempo entramos no Tempo Comum, com o Batismo de Jesus no Jordão, dando início à sua vida pública.
Passamos do Menino de Belém para Jesus Profeta e Mestre que vai continuar com a sua epifania envolvente.
Nesta Eucaristia, e muito a propósito, três crianças da catequese foram Batizadas. E, com elas, cada um dos presentes na Assembleia foi chamado a refletir sobre o seu próprio Batismo, que é afinal o começo de um caminho e duma missão.
Assim celebramos a festa do Batismo do Senhor que é um tempo para viver a partir do interior, no silêncio e na oração.
Cada Batizado é convidado a imitar Jesus, a recorda-se do seu batismo e, como filho de Deus, a pôr os seus talentos ao seu serviço.
Ocasião soberana é-nos dada neste ano do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, em que somos chamados a realizar as obras de misericórdia.
A celebração decorreu sempre em festa, com a participação de muitos jovens orientados pela catequista Virgínia.
Que estiveram atentos a todos os passos em que era pedida a sua colaboração, como nestas imagens em que faziam a Oração Universal.
"Aceitai, Senhor, os dons que a Igreja Vos oferece, ao celebrar a manifestação de Cristo vosso Filho, para que a oblação dos vossos fiéis se transforme naquele sacrifício perfeito que lavou o mundo de todo o pecado. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. "
Dando continuidade à celebração do Batismo, as crianças recebem pela mão dos seus catequistas a vela acesa, símbolo da Luz de Jesus: - Recebei a luz de Cristo!
E, por isso, em momento de Ação de Graças todos juntos rezamos: Ser batizado é.....
Tornar-se herdeiro do céu e membro do povo de Deus / Caminhante da glória e filho de Deus / Irmãos de Jesus Cristo e templo da Trindade / Apto para outros sacramentos, adquirir direitos de filho Matricular-se na universidade de Jesus Cristo / Andar entre as coisas que passam em direção às que não passam / Caminhar na terra com endereço do céu / Olhar para o céu, não como ficção e ideia, mas como realidade / Poder chamar Deus de PAI / "Já não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim".
Escutar a voz do Pai: 'Tu és meu filho, Eu hoje te gerei / Nascer para morrer, morrer para reviver / Ser da Família dos santos, estar no colo de Maria mãe / Combater o mal com o bem e ser missionário / Abraçar a Cruz como Jesus na certeza da ressurreição / Estar num perene clima de Páscoa. / Nascer para as coisas do alto. Ser batizado é..... ser feliz!
No final da Eucaristia foram entregues os Presépios, e uma pequena lembrança às crianças e jovens a quem pertenciam.
A animação musical desta Eucaristia foi da responsabilidade do Grupo Coral Infantojuvenil.
"Eis Aquele de quem João dizia: Eu vi e dou testemunho de que Ele é o Filho de Deus." Jo 1, 33.34
Sem comentários:
Enviar um comentário