Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sábado, 18 de junho de 2016

ENCERRAMENTO DA CATEQUESE: EUCARISTIA

Neste dia do encerramento da catequese, a natureza brindou-nos em todo o seu esplendor, com uma manhã clara e cheia de sol, cujos raios pairavam sobre o singelo altar em que a cruz não faltava e se celebrou a Eucaristia, num simbolismo de uma riqueza única, confirmado pelo cântico: “Deus está aqui”, que com a ajuda do coro todos cantaram.
Com um sentimento de grande tristeza, foi lembrada nesta Eucaristia, a mãe da nossa amiga e catequista Virgínia que faleceu hoje.
No decorrer da celebração foram levados até junto do altar, pelas crianças, adolescentes e jovens os símbolos e catecismos de cada ano.
Na Liturgia da Palavra destaque para o Evangelho Lc 9, 18-24, em que Jesus questiona os seus discípulos com a pergunta: «E vós, quem dizeis que Eu sou?».
Esta é, sem dúvida, uma pergunta também para nós, hoje, aqui e agora!
Foi este o desafio que na homilia o Rev. Pe. Zé Manel lançou, ao interpelar cada um dos presentes dizendo: “Quem é Jesus para ti?”.
Responderam ao desafio perante a assembleia duas crianças, uma jovem, uma catequista e uma mãe, sem contudo se esgotarem as respostas… pois cada um de nós é também desafiado a responder e a corresponder…
No final, os jovens do 9º e 10º ano que prepararam esta celebração, ofereceram a todos uma bonita lembrança, traduzida em fitas de variadas cores com a inscrição: “Eu sigo Jesus”!
 
Que este dia marque de alguma forma quantos estiveram presentes, levando no pensamento a pergunta “Quem é Jesus para mim?”, e no coração o firme desejo de seguir JESUS, tal como nos indica a lembrança oferecida pelos jovens.
Não se esqueçam que mesmo em férias da catequese a Eucaristia continua domingo a domingo, e Jesus espera por nós numa capela ou igreja de qualquer sítio onde nos encontrarmos.
E tenham boas férias!
18 de Junho de 2016

Sem comentários: