Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. NIB 0018 0000 1016 3256 0017 5, IBAN 001800001016325600175 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado! Continuação de SANTAS FESTAS PASCAIS.

sábado, 18 de junho de 2016

ENCERRAMENTO DA CATEQUESE: EUCARISTIA

Neste dia do encerramento da catequese, a natureza brindou-nos em todo o seu esplendor, com uma manhã clara e cheia de sol, cujos raios pairavam sobre o singelo altar em que a cruz não faltava e se celebrou a Eucaristia, num simbolismo de uma riqueza única, confirmado pelo cântico: “Deus está aqui”, que com a ajuda do coro todos cantaram.
Com um sentimento de grande tristeza, foi lembrada nesta Eucaristia, a mãe da nossa amiga e catequista Virgínia que faleceu hoje.
No decorrer da celebração foram levados até junto do altar, pelas crianças, adolescentes e jovens os símbolos e catecismos de cada ano.
Na Liturgia da Palavra destaque para o Evangelho Lc 9, 18-24, em que Jesus questiona os seus discípulos com a pergunta: «E vós, quem dizeis que Eu sou?».
Esta é, sem dúvida, uma pergunta também para nós, hoje, aqui e agora!
Foi este o desafio que na homilia o Rev. Pe. Zé Manel lançou, ao interpelar cada um dos presentes dizendo: “Quem é Jesus para ti?”.
Responderam ao desafio perante a assembleia duas crianças, uma jovem, uma catequista e uma mãe, sem contudo se esgotarem as respostas… pois cada um de nós é também desafiado a responder e a corresponder…
No final, os jovens do 9º e 10º ano que prepararam esta celebração, ofereceram a todos uma bonita lembrança, traduzida em fitas de variadas cores com a inscrição: “Eu sigo Jesus”!
 
Que este dia marque de alguma forma quantos estiveram presentes, levando no pensamento a pergunta “Quem é Jesus para mim?”, e no coração o firme desejo de seguir JESUS, tal como nos indica a lembrança oferecida pelos jovens.
Não se esqueçam que mesmo em férias da catequese a Eucaristia continua domingo a domingo, e Jesus espera por nós numa capela ou igreja de qualquer sítio onde nos encontrarmos.
E tenham boas férias!
18 de Junho de 2016

Sem comentários: