Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Liturgia: TRÊS DIAS DE CELEBRAÇÃO NA MAIOR FESTA CRISTÃ

A Igreja Católica começa hoje a celebrar os dias mais importantes do seu calendário litúrgico, que assinalam os momentos da morte e ressurreição de Jesus, culminando na Páscoa.

Um conjunto de celebrações que se desenrolam no chamado Tríduo Pascal, que remontam ao início do Cristianismo, seguindo as indicações deixadas pelos Evangelhos sobre estes acontecimentos.
(...)
A Missa vespertina da Ceia do Senhor, na quinta-feira, assinala o início do Tríduo, com um caráter festivo.

Para o especialista em Liturgia, há “três ideias fundamentais” nesta celebração: “a instituição da Eucaristia”, com um “sentido novo” para a Páscoa, dado por Jesus; “a instituição do sacerdócio”; e o “gesto do lava-pés”.

No final da celebração, o Santíssimo Sacramento (hóstia consagrada que os católicos acreditam ser o próprio Jesus Cristo) é trasladado para um outro local, desnudando-se então os altares.

Sem comentários: