Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

ORAÇÃO SILENCIOSA PARA AS CRIANÇAS? É POSSÍVEL!

As crianças podem rezar de coração a coração com Deus? Sim, responde Anne-Marie Le Bourhis, formadora de catequistas e membro do instituto secular Notre-Dame de Vie, em Venasque, próximo da cidade francesa de Marselha.

Propõe conduzir as crianças a um tempo de oração silenciosa durante a sua formação catequética. Porquê?

O propósito de toda a catequese é colocar alguém não apenas em contacto, mas também em comunhão, em intimidade com Jesus Cristo: «Só Ele (…) nos pode fazer participar na vida da Trindade Santa», dizia João Paulo II na “Catechesi tradendae”. A oração interior, portanto silenciosa, é uma das formas de oração que permite religar-nos a Deus. Nos anos 60, educadoras do pré-escolar perguntaram ao P. Marie-Eugène do Menino Jesus, fundador do Instituto Notre-Dame de Vie, como fazer para rezar com os pequenos. Ele encorajou-as: «As crianças são capazes de Deus… Conhecê-lo e amá-lo é a experiência fundamental a propor-lhes». Começou então, com as crianças, uma longa experiência de aprendizagem do diálogo de amor com Deus. Não sem dificuldades.
(...)
Todas as crianças são chamadas a esta oração?

As crianças batizadas receberam todo “o equipamento necessário”: a fé, a esperança e a caridade, bem como a capacidade de receber os dons do Espírito Santo. Este dom do Batismo permite entrar livremente num verdadeiro intercâmbio com o Senhor. Obviamente, Deus é livre de intervir fora dos sacramentos… O seu desejo é de se dar, de converter o coração de cada pessoa. Que ela se possa assemelhar cada vez mais a Jesus Cristo.
(...)
Pistas para um tempo de oração interior (Véronique Bourillon)

- Preparar um espaço belo e fazer entrar as crianças em procissão, cada uma com uma vela.
- Apresentar-se a Jesus em voz alta: «Aqui estou eu, chamo-me…».
- Instalar-se tranquilamente e entoar um canto ao Espírito Santo escolhido pelas crianças.
- Fazer um ato de fé na presença do Senhor.
- Fechar os olhos e pedir às crianças para convidarem Jesus a entrar no seu coração.
- Colocar à sua disposição pequenas frases meditativas, que poderão ler de tempos a tempos, em alternância com o silêncio.
- Respeitar a oração das crianças e deixá-las ser protagonistas.

Sem comentários: