D. José Ornelas Carvalho foi esta manhã eleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) até 2023. Os bispos portugueses elegeram ainda D. Virgílio Antunes como vice-presidente do organismo.
Os bispos de Setúbal e Coimbra sucedem a D. Manuel Clemente e D. António Marto, presidente e vice-presidente, respectivamente, da Conferência Episcopal Portuguesa desde 2017. Ambos eram vogais do Conselho Permanente da CEP.
D. José Ornelas nasceu a 5 de Janeiro de 1954, na Madeira. Passou dois anos nas missões da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) em Moçambique entre 1974 e 1976. Foi ordenado sacerdote a 9 de Agosto de 1981 e bispo a 25 de Outubro de 2015, depois de ser nomeado bispo de Setúbal pelo Papa Francisco.
D. Virgílio Antunes nasceu a 22 de Setembro de 1961, na Batalha. Foi ordenado presbítero a 29 de Setembro de 1985 e bispo a 3 de Julho de 2011, depois de ser nomeado bispo de Coimbra pelo Papa Bento XVI.
Os cinco vogais do Conselho Permanente da CEP no novo mandato são D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Linda, bispo do Porto, D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, o cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, e D. Francisco Senra Coelho, arcebispo de Évora. O secretário, padre Manuel Barbosa, foi reconduzido no cargo.
Nas comissões, D. António Moiteiro permanece como presidente da comissão para a Educação Cristã e Doutrina da Fé; D. José Traquina como presidente da Pastoral Social e Mobilidade Humana; D. Joaquim Mendes na liderança da comissão do Laicado e Família; D. António Azevedo como presidente da comissão das Vocações e Ministérios; e D. João Lavrador mantém-se presidente da comissão da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.
Quanto às comissões de Liturgia e Espiritualidade e Missão e Nova Evangelização, D. Anacleto Oliveira e D. Armando Esteves assumem, respectivamente, a presidência.
Sem comentários:
Enviar um comentário