Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

terça-feira, 16 de junho de 2020

COMO OVELHAS SEM PASTOR

“Jesus, ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão, porque andavam fatigadas e abatidas, como ovelhas sem pastor.” (Mt 9,36).

As multidões eram como um rebanho perdido, sem norte e sem tino, à mercê das tempestades e dos animais selvagens, como se tivesse sido abandonado pelos pastores que fugiram ao sentir o perigo e ao ver aproximar-se o inimigo.

Porém, Jesus veio como bom pastor e “encheu-se de compaixão”. E a sua compaixão levou-o a reconhecer a situação e a conscientizar os Apóstolos dessa missa situação. A solução depende de Deus, por isso, Jesus convidou os apóstolos a rezar, pedindo trabalhadores para a seara, mas depende também de todos os que são chamados a servir e, por isso, ele enviou os apóstolos; finalmente depende também das gentes que vem assumir a sua responsabilidade e participar na tarefa do bem comum.

D. Tolentino, no discurso de 10 Junho disse: “O amor a um país, ao nosso país, pede-nos que coloquemos em prática a compaixão - no seu sentido mais nobre - e que essa seja vivida como exercício efetivo da fraternidade. Compaixão e fraternidade não são flores ocasionais. Compaixão e fraternidade são permanentes e necessárias raízes de que nos orgulhamos, não só em relação à história passada de Portugal, mas também àquela hodierna, que o nosso presente escreve. E é nesse chão que precisamos, como comunidade nacional, de fincar ainda novas raízes.”

FD 1187

Sem comentários: