Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 30 de julho de 2020

PREPARANDO A FESTA DE SÃO CAETANO

NOVENA DE SÃO CAETANO
Pai da Providência - Fundador da Ordem dos Padres Teatinos

1º Dia
A vida, a exemplo Caetano de Thiene, leva-nos a perceber que realmente a missão do Cristão é ser sal e luz neste mundo. O sal que dá o gosto da solidariedade e a luz do testemunho da vida compromissada com o Reino de Deus.
Caetano de Thiene, nasceu em outubro de 1480, na Itália. Quando nasceu, sua mãe, Maria do Porto ofertou-o a Nossa Senhora, Mãe de Deus, desabrochando em Caetano desde pequeno, a devoção Mariana. Devemos perceber o papel fundamental de sua mãe que o educou na fé cristã mostrando a importância dos pais na educação dos filhos. Caetano era o terceiro filho da família, seus irmãos eram Alexandre e João Batista.

Quando jovem, foi morar em Roma para realizar seus estudos académicos; formou-se em Direito Canónico e Direito Civil e a convite do Papa Julio II, passou a exercer a função de protonotário apostólico, ou seja, passou a escrever as cartas e documentos do Papa.

Caetano busca uma nova maneira de ser Igreja, fundando a Ordem dos Clérigos Regulares – os Teatinos para serem padres religiosos que vivessem como os cristãos das primeiras comunidades. Valorizou muito a Palavra de Deus, principalmente o Evangelho, que deveria ser posto em prática para que assim pudéssemos alcançar o ideal cristão.
Preocupou-se muito com a participação dos leigos da Igreja. Fundou do Oratório do Amor Divino em várias cidades, incentivou a caridade com os doentes incuráveis, as crianças carentes, as prostitutas arrependidas...Sabemos que a aquisição de bens necessários para viver torna ansiedade contínua e pesada, caso não for precedida pela busca da Justiça e do Reino de Deus, ou seja, a promoção de relações de partilha e fraternidade; salvar vidas. O bem necessário para a sobrevivência virá junto com a justiça, pois está mais do que óbvio que todo acumulo é injusto e desnecessário. O que sobra para uma minoria, falta para a maioria. O Reino é doação, amor, partilha...

Reflexão:
Tenho sido o sal que dá gosto e a luz que ilumina a vida das pessoas?
Preocupo-me tanto com os bens materiais e esqueço-me que o bem necessário ao verdadeiro Cristão é devolver a dignidade, a esperança às pessoas, enfim SALVAR VIDAS?

Após a reflexão rezar:
1 Pai Nosso, 3 Ave-Maria, Ladainha e a Oração de São Caetano.

https://app.box.com/s/p2u5eyn9ibqcpb1may0de0pwlosn35pb

Fonte: Internet

Sem comentários: