domingo, 31 de janeiro de 2021
DIA MUNDIAL DOS AVÓS E DOS IDOSOS
sábado, 30 de janeiro de 2021
EUCARISTIA VESPERTINA DO DOMINGO IV DO TEMPO COMUM - Ano B
DIA MUNDIAL DOS DOENTES DE LEPRA
DOMINGO IV DO TEMPO COMUM - Ano B
sexta-feira, 29 de janeiro de 2021
SEMANA DO CONSAGRADO
SEXTA-FEIRA DA SEMANA III DO TEMPO COMUM
PANDEMIA PODE AJUDAR A REDESCOBRIR A FAMÍLIA COMO IGREJA DOMÉSTICA
quinta-feira, 28 de janeiro de 2021
REUNIÃO DE CATEQUISTAS
S. TOMÁS DE AQUINO, presbítero e doutor da Igreja
QUINTA-FEIRA DA SEMANA III DO TEMPO COMUM
Rezar a Palavra
quarta-feira, 27 de janeiro de 2021
DIA DA MEMÓRIA
O Papa Francisco se juntou a este Dia Internacional de Comemoração do Holocausto, proclamado pela Assembleia Geral da ONU para comemorar a libertação em 1945 do Campo de Concentração de Auschwitz-Birkenau, na Polônia, com uma mensagem pronunciada ao concluir a Audiência Geral no Vaticano.
“Hoje, aniversário da libertação do campo de extermínio de Auschwitz, celebramos o Dia da Memória. Comemoramos as vítimas do Holocausto e todas as pessoas perseguidas e deportadas pelo regime nazista. Recordar é expressão de humanidade. Recordar é sinal de civilização. Recordar é condição para um futuro melhor de paz e fraternidade”, foram as palavras do Pontífice.
"HÁ PRESSA NO AR"
A ALEGRE SUPERFICIALIDADE
Em duas encíclicas, o Papa Francisco afirma: “Vivemos já muito tempo na degradação moral, furtando-nos à ética, à bondade, à fé, à honestidade”. E faz notar o que todos sabemos: que essa alegre superficialidade de pouco nos serviu, pois a tentativa de empurrar a história com a barriga não se traduziu num aumento de felicidade coletiva ou individual.
A recusa da ética é subtil. Começa por uma preocupação exagerada de cada um por si próprio. A dado momento, torna-se exclusiva ou quase. Entra, então, o hedonismo, como grelha a partir da qual se analisam as relações com os outros: o que dá prazer importa; o que não dá, rejeita-se. E se o cão faz festas e a as outras pessoas não, dá-se-lhe mais valor do que aos semelhantes.
Em tal perspetiva, os outros não interessam: ignoram-se. Evidentemente, não só não se compromete com o bem deles como, se direta ou indiretamente beliscam o conforto, têm-se como opositores. Neste caso, os interesses próprios colocam-me positivamente contra os outros. Seja contra quem for e pelos motivos que forem. Aplica-se à letra o negro aforisma popular: “Não me importa que o meu pai morra. O que quero é que a vida corra”.
Quando, por essa Europa fora, se reivindica o direito à diversão, às discotecas abertas, às festas de todo o género, aos festivais e dance celebrations, e se nega a pandemia e desvaloriza a transmissão do vírus ou, com uma frieza que gera calafrios, se reivindica o direito a uma vida folgazã em detrimento da possível morte da «velharia que não anda cá a fazer nada», então é o completo individualismo, a insensibilidade social, o egoísmo puro e duro. O que tem bons padrinhos na sociedade, mesmo a nível político-partidário. A seguir, porém, virá o que sempre se lhe segue: a desagregação, a violência, a revolução e a guerra.
É possível mudar a situação? Sim. Com menos temas fraturantes e mais educação para os valores. Para os verdadeiros. É que a «lei dos graves» está em todo o lado. Também em nós. Por isso, ou fazemos esforço na elevação ou caímos ruidosamente. Até nos aquários, mesmo que pareçam dormir, os peixes estão sempre a movimentar as barbatanas. É que se o não fizerem acabam por se depositar no fundo. E isso não augura nada de bom a nível da sua saúde.
E a alegre superficialidade contemporânea –na prática, uma insensibilidade alienada e alienante- também não.
terça-feira, 26 de janeiro de 2021
A PALAVRA DE DEUS
segunda-feira, 25 de janeiro de 2021
CONVERSÃO DE S. PAULO, Apóstolo
ORAÇÃO: em nome de TODOS OS NOMES que DEUS conhece.
DOMINGO DA PALAVRA DE DEUS
sábado, 23 de janeiro de 2021
DOMINGO III DO TEMPO COMUM - Ano B
sexta-feira, 22 de janeiro de 2021
TRANSMISSÃO DA EUCARISTIA ON-LINE
SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS
Papa Francisco
quinta-feira, 21 de janeiro de 2021
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA PELO FIM DA PANDEMIA
Papa Francisco
NOVOS HORÁRIOS DE CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA
COMUNICADO IMPORTANTE DA CEP
quarta-feira, 20 de janeiro de 2021
ORAÇÃO A SÃO SEBASTIÃO
MISSAS NO NOVO CONFINAMENTO
SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS
segunda-feira, 18 de janeiro de 2021
SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS
domingo, 17 de janeiro de 2021
ANO DE SÃO JOSÉ
sábado, 16 de janeiro de 2021
SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS
(At 27,18 - 28,10)
DOMINGO II DO TEMPO COMUM - Ano B
CATEQUESE EM CASA
Referência ainda para o Encontro Diocesano da IAM-Porto, em que o Grupo Sementes Missionárias de Vilar do Paraíso participou.
https://www.opf.pt/infancia/wp-content/uploads/2021/01/2DomCom17Jan21.pdf