Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

domingo, 8 de agosto de 2021

JESUS É O PÃO QUE NOS FORTALECE PARA SEMPRE

XIX Domingo do Tempo Comum (Ano B)
1Rs 19,4-8
Sl 33(34)
Ef 4,30-5,2
Jo 6,41-51

No Evangelho, Jesus apresenta-se como o pão que desceu do céu para nos alimentar nos desertos da nossa vida. Ele é o Pão da vida. Um pão diferente do pão que os antepassados deles comeram no deserto e morreram. Esse pão que é Jesus é o pão que desceu do céu, o alimento eterno, o Pão da vida eterna. Assim, quando comungamos, alimentamo-nos desse pão. É o pão que nos dá força, que não nos deixa desanimar, que nos coloca em pé e mostra o caminho que, embora árduo e difícil, podemos percorrer. Esse pão é compromisso, é parceria, é Deus connosco, e quem tem Deus consigo não fraqueja na missão, por mais difícil que ela seja. No final deste Evangelho, Jesus fala da sua própria carne como alimento. Ele se consome para que tenhamos vida e a tenhamos em abundância. Ele dá vida ao mundo, mas o mundo ainda não descobriu esse alimento, essa vida que brota da cruz de Cristo.

Perante a ousadia de Jesus se apresentar eucaristicamente: “Eu sou o pão que desceu do céu”, os judeus apresentam a sua discordância, pois parece um atrevimento do filho de Maria e de José, um simples carpinteiro, de uma aldeia irrelevante. É a mesma reação que hoje se poderá ter: um pedaço de pão é isso e nada mais e um bocado de vinho é só vinho e nada mais pode ser. Felizmente, a fé leva-nos muito mais longe, reconhecendo a Deus infinito no Menino da gruta de Belém, no Cristo feito chaga viva na cruz do Calvário, no Senhor do universo que se serve em refeição no pão e no vinho da Eucaristia. Cristo afirma com toda a clareza: “Quem comer deste pão viverá eternamente”. Esta promessa de Jesus inunda-nos de alegria sem fim.

É um rico alimento aquele que Deus nos dá. Ele dá-nos o pão da Palavra e o Pão eucarístico. Alimentados por eles, encontraremos a força necessária, como Elias, e os apóstolos e tantos outros discípulos missionários de Jesus Cristo. Peçamos, pois, que Deus nos dê sempre desse Pão e que alimentados por ele façamos a nossa parte.

Que cada um se sinta tocado pelo anjo de Deus que o desperta para a vida e para a missão. Alimentemo-nos do Pão da vida e sigamos firmes na nossa missão.

Pe. Carlos Correia

Sem comentários: