Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

ENVIO DOS CATEQUISTAS

Em oração e celebração assim se iniciou mais um ano catequético, com o Envio dos Catequistas, no passado domingo, 19 de setembro, na Eucaristia das 11h00, na capela de S. Martinho.
Aqui, junto deste altar, a simbologia perfeita para este dia do Envio, com os catequistas junto do Bom Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas, e da Videira: "Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer."
A liturgia deste domingo foi também um "convite a prescindir da “sabedoria do mundo” e a escolher a “sabedoria de Deus”. Só a “sabedoria de Deus” – dizem os textos bíblicos deste domingo – possibilitará ao homem o acesso à vida plena, à felicidade sem fim."
Há como que uma interpelação aos catequistas, pois "o lugar que ocupam na comunidade cristã é de quem escuta os desafios de Deus e aceita fazer da vida um serviço aos irmãos, particularmente aos humildes, aos pequenos, aos pobres."
Ontem como hoje, "Deus chamou-nos por meio do Evangelho, para alcançarmos a glória de Nosso Senhor Jesus Cristo."  cf. 2Tes 2,14   E a missão de catequistas e enviado por Jesus permanece inalterada. 
Então, Jesus sentou-Se, chamou os Doze e disse-lhes: «Quem quiser ser o primeiro será o último de todos e o servo de todos». E, tomando uma criança, colocou-a no meio deles, abraçou-a e disse-lhes: «Quem receber uma destas crianças em meu nome é a Mim que recebe; e quem Me receber não Me recebe a Mim, mas Àquele que Me enviou». Mc 9,30-37
"O Papa Francisco disse que “Ser Catequista é uma vocação e não um trabalho, porque envolve a vida; o catequista leva ao encontro com Jesus, com palavras, vida e testemunho”.
Envolvendo a vida, o trabalho do catequista só é possível com a participação da família, trabalhando em conjunto.
Nós, catequistas, esperamos estar à altura destas palavras do Papa Francisco e, com a participação da família, ajudar os nossos catequizandos a irem ao encontro de Jesus, a seguirem o seu exemplo, a viverem os seus valores.
Pedimos a Deus que nos dê forças para semear a sua Palavra nos corações das nossas crianças e jovens, durante mais um ano catequético, e que nos ajude a abrir os nossos corações para acolhermos a sua mensagem e sermos conduzidos pelo seu Espírito."
Que o caminho da missão frutifique, "mas é necessário intensificar a nossa súplica, para que o Espírito não deixe nenhum membro da Igreja tranquilo, a fim de que todos sejamos interpelados pelo Evangelho. Bom Ano de Catequese! 💗

Sem comentários: