Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

terça-feira, 15 de novembro de 2016

PORTUGAL: PASTORAL COM SURDOS DESAFIA A IGREJA CATÓLICA

A coordenadora do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência (SPPD) explicou hoje preocupações e desafios de “dar voz” ao que as pessoas com deficiência pedem à Igreja Católica, no contexto do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa.

“Das grandes preocupações, como serviço da Conferência Episcopal Portuguesa, é a dificuldade que tem havido na Igreja de conseguir responder às necessidades das pessoas surdas porque quando se fala na Eucaristia, um sacramento para os cristãos mas não é o primeiro anúncio da fé”, assinala Maria Isabel Vale.

“Não conhecemos formação de catequistas em Língua Gestual. Temos muita dificuldade, naquilo que chega ao nosso conhecimento, das nossas comunidades abram a acolher famílias com crianças surdas”, desenvolve.

“As comunidades têm de ser na relação, no ouvir as pessoas, acolher e dar-lhes resposta. As comunidades cristãs são de relação com Jesus e as pessoas, é preciso conhecer a língua do irmão”, acrescenta a coordenadora do SPPD.

Sem comentários: