Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 30 de abril de 2018

COMO DISTINGUIR ENTRE BOA CURIOSIDADE E MÁ

O Papa explica!

Durante a homilia da missa celebrada na Casa de Santa Marta, o Papa Francisco explicou a diferença entre a boa e a má curiosidade, algo que ele disse ser de grande importância, porque "nossa vida é cheia de curiosidade".

O Santo Padre confiou no Evangelho do dia, de São João, no qual Jesus dialoga com os apóstolos sobre a manifestação do Senhor aos seus discípulos. Segundo o pontífice, esse diálogo é um "diálogo entre curiosidade e certeza".

Afirmou que "boa curiosidade" é como a das crianças quando estão na "idade do porquê". Consiste em perguntar o "porquê" das coisas que procuram uma explicação. Essa boa curiosidade permite "ter mais autonomia".

Pelo contrário, "má curiosidade" é a de fofoca e "fofoca". A má curiosidade é querer "cheirar a vida dos outros", disse Francisco, que também alertou que esse tipo de curiosidade é uma tentação que sempre acompanha as pessoas ao longo da vida.

Além disso, ele indicou que a má curiosidade se torna ainda mais maligna com a internet. "No mundo virtual, conheço os telefones e outras ferramentas ... as crianças vão lá e estão curiosas para ver e encontrar muitas coisas ruins. Não há disciplina nessa curiosidade. Devemos ajudar as crianças a viver neste mundo, para que o desejo de conhecer não seja um desejo de curiosidade e acabem prisioneiros dessa curiosidade ".

Por outro lado, a curiosidade dos apóstolos no Evangelho é uma boa curiosidade: eles querem saber o que vai acontecer e Jesus responde com certeza. Ele aponta que "a certeza será dada pelo Espírito Santo. Não é que o Espírito Santo venha com um pacote de certezas. Na medida em que entramos em vida e pedimos ao Espírito Santo e abrimos nossos corações, Ele nos dará certeza para aquele momento, a resposta para aquele momento ".

"O Espírito Santo é o companheiro, acompanha a vida do cristão", disse ele. "Vamos pedir ao Senhor hoje duas coisas: a primeira é que nos purificamos em aceitar a curiosidade e que sabemos discernir: isso eu não devo ver, isso não devo pedir ... E a segunda graça, que abrimos nosso coração ao Espírito Santo porque Ele é o certeza, nos dá a certeza, como um companheiro do caminho, das coisas que Jesus nos ensinou e que nos lembra ".

Sem comentários: