Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 2 de abril de 2018

VIGÍLIA PASCAL NA NOITE SANTA

LITURGIA DA PALAVRA
A Liturgia da Palavra desta celebração é rica e abundante e tem um carácter eminentemente baptismal. Depois de cada leitura do Antigo Testamento há um Salmo cantado e uma oração.  
Leitura do Livro do Génesis 1, 1. 26-31a 
"Disse Deus: «Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre os animais selvagens e sobre todos os répteis que rastejam pela terra». Deus criou o ser humano à sua imagem, criou-o à imagem de Deus. Ele o criou homem e mulher. ... "
"Salmo Responsorial 103(104) 1-2a, 5-6, 10 12, 13-14, 24, 35c 
Refrão: Enviai, Senhor, o vosso espírito e renovai a face da terra." 
 Leitura do Livro do Êxodo 14, 15 – 15, 1 
"Naqueles dias, disse o Senhor a Moisés: «Porque estás a bradar por Mim? Diz aos filhos de Israel que se ponham em marcha. E tu ergue a tua vara, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel entrem nele a pé enxuto. Entretanto, vou permitir que se endureça o coração dos egípcios, que hão-de perseguir os filhos de Israel. Manifestarei então a minha glória, triunfando do Faraó, de todo o seu exército, dos seus carros e dos seus cavaleiros. ... "
Salmo Responsorial Ex. 15, 1-2, 3-4, 5-6, 17-18 (R. 1b) 
Refrão: Cantemos ao Senhor, que se revestiu de glória, cantemos ao Senhor. 
 Leitura do Livro de Isaías  55, 1-11 
"Eis o que diz o Senhor: «Todos vós que tendes sede, vinde à nascente das águas. Vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei. Vinde e comprai, sem dinheiro e sem despesa, vinho e leite. Porque gastais o vosso dinheiro naquilo que não alimenta e o vosso trabalho naquilo que não sacia? Ouvi-Me com atenção e comereis o que é bom; saboreareis manjares suculentos. Prestai-Me ouvidos e vinde a Mim; escutai-Me e vivereis. Firmarei convosco uma aliança eterna, com as graças prometidas a David. ... "
Salmo Responsorial Is. 12, 2-3, 4bde, 5-6 
Refrão: Das fontes da salvação, saciai-vos na alegria. Saciai-vos na alegria. 
Leitura da profecia de Ezequiel 36, 16-33 
"(...) Então retirar-vos-ei de entre as nações, reunir-vos-ei de todos os países, para vos restabelecer na vossa terra. Derramarei sobre vós água pura e ficareis limpos de todas as imundícies; e purificar-vos-ei de todos os falsos deuses. Dar-vos-ei um coração novo e infundirei em vós um espírito novo. Arrancarei do vosso peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne. Infundirei em vós o meu espírito e farei que vivais segundo os meus preceitos, que observeis e ponhais em prática as minhas leis. Habitareis na terra que dei a vossos pais; sereis o meu povo e Eu serei o vosso Deus». ...
Salmo Responsorial Sal. 41(42), 2-3.5bed; 42(43), 3-4 
Refrão: Como suspira o veado pelas torrentes das águas, assim minha alma suspira por Vós, Senhor. 
Depois da última leitura do Antigo Testamento com o Salmo Responsorial e a oração correspondente, coloca-se a toalha no altar e acendem-se as velas.
Retiram-se os panos roxos que cobrem os santos, trazem-se as flores para enfeitar os altares, entoa-se o hino: "Glória a Deus nas Alturas" e os acólitos percorrem a igreja com o toque das campainhas a acompanhar.
Oração Colecta 
Deus eterno e omnipotente, estai presente neste mistério do vosso amor e enviai o Espírito de adopção para renovar aqueles que vão nascer pela água do Baptismo, de modo que a acção do nosso humilde ministério se torne eficaz pela intervenção do vosso poder.
Por Nosso Senhor...
Leitura da Epístola do apóstolo S. Paulo aos Romanos  6, 3-11 
Irmãos: Todos nós que fomos baptizados em Jesus Cristo fomos baptizados na sua morte. Fomos sepultados com Ele pelo Baptismo na sua morte, para que, assim como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Se, na verdade, estamos totalmente unidos a Cristo pela semelhança da sua morte, também o estaremos pela semelhança da sua ressurreição. Bem sabemos que o nosso homem velho foi crucificado com Cristo, para que fosse destruído o corpo do pecado e não mais fôssemos escravos dele. Quem morreu está livre do pecado. Se morremos com Cristo, acreditamos que também com Ele viveremos, sabendo que, uma vez ressuscitado dos mortos, Cristo já não pode morrer; a morte já não tem domínio sobre Ele. Porque na morte que sofreu, Cristo morreu para o pecado de uma vez para sempre; Mas a sua vida é uma vida para Deus. Assim vós também, considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus, em Cristo Jesus. 

Sem comentários: