Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sábado, 4 de abril de 2020

CANTINHO DE ORAÇÃO

Celebrar em Família o dia do Senhor

A Semana Santa dos cristãos conduz-nos, pela porta do Domingo de Ramos, ao coração do Mistério Pascal celebrado no Tríduo sagrado da paixão, morte e ressurreição do Senhor. Para entrar neste mistério, todos os anos a Igreja oferece espaços dilatados e tempos prolongados, palavras preciosas e gestos intensos para o encontro comunitário com o Senhor. No corpo da Igreja, que assume o rosto concreto da comunidade, a Páscoa inscreve na pessoa do crente uma
marca de pertença, um pacto de aliança.
Como viver tudo isto no tempo da pandemia, que nos obriga a ficar fechados na nossas casas? A proposta da Igreja é que não renunciemos a viver a Páscoa, rezando e, mesmo, celebrando, e não só mediante as diversas formas possíveis de comunhão espiritual nas celebrações que neste ano se realizarão sem a presença do povo. O convite é para fazer da própria casa um espaço de oração e de celebração.
(...)
O subsídio, que apresenta um esquema de oração para cada momento da Semana Santa – Domingo
de Ramos, tarde/noite de Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira da Paixão, Vigília Pascal, Domingo da grande festa – pode parecer exigente ou, porventura, está mais perto de nós do que aquilo que poderíamos pensar. A tarefa de adaptar o “vestido” da Liturgia e da oração da Igreja às “medidas” de cada família é um desafio que nos recorda como pode ser possível transformar uma situação de dificuldade e mal estar numa ocasião de crescimento.

Sem comentários: